Santos é considerada a 5ª melhor cidade do País para negócios

A cidade de Santos é a quinta melhor cidade do País para se realizar investimentos. O dado faz parte do ranking anual Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems e publicada pela Revista Exame, em sua edição 1.195.

Dois anos atrás, o município estava entre os dez primeiros colocados e no ano de 2018 esteve na 10ª colocação.

O estudo avaliou o potencial de desenvolvimento econômico de 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, destacando os 100 mais atrativos para investimentos.

A pesquisa analisou os quesitos infraestrutura, desenvolvimento econômico, capital humano e desenvolvimento social, destacando os locais que mantiveram os investimentos em políticas públicas e souberam explorar seus potenciais.

“De acordo com a pesquisa, os melhores municípios aproveitam suas vocações e mostram a capacidade de enfrentar adversidade, o que temos feito nestes anos de crise, utilizando parcerias para garantir investimentos importantes. Mesmo diante das dificuldades, não paramos de buscar investimentos e ampliamos os serviços disponíveis porque as demandas, neste período, pelos serviços públicos são ampliadas com aumento de procura de vagas em escolas, serviços hospitalares e temos que estar prontos para este atendimento”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Categorias

Por categoria, Santos obteve a 8ª posição em capital humano, a 10ª nos itens desenvolvimento social e infraestrutura e 22ª em desenvolvimento econômico, totalizando 11,995 pontos.

As quatro primeiras colocações ficaram para São Caetano do Sul (1º lugar – 13,178 pontos), Vitória (2º lugar – 12,996 pontos), São Paulo (3º lugar – 12,719 pontos) e Barueri (4º lugar – 12,625 pontos).

Ainda de acordo com a pesquisa, as cidades com mais de 100 mil habitantes representam 70% do PIB brasileiro, abrigam 62% das empresas, 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira. Entre as dez primeiras posições estão apenas municípios das regiões Sudeste e Sul.