PUBLICIDADE

brasil

Na madrugada desta terça-feira (28), foi publicado no Diário Oficial da União, o nome do novo Ministro da Justiça que passará a ocupar o cargo no lugar de Sergio Mouro. Trata-se de André Luiz de Almeida Mendonça, 47 anos, natural de Santos, SP.

Formou-se em direito no ano de 1993 na Faculdade de Direito de Bauru (Instituição Toledo de Ensino), Mendonça concluiu especialização em direito público pela Universidade de Brasília, mestrado pela Universidade de Salamanca (Espanha), com dissertação sobre corrupção e Estado de Direito, e recebeu a avaliação mais alta pela tese de doutorado Estado de Derecho y Gobernanza Global (Estado de Direito e Governança Global) na mesma universidade. É professor visitante em Salamanca e na Fundação Getulio Vargas.

André é torcedor do Santos Futebol Clube e  não mora na Baixada Santista há mais de 20 anos. Chegou a advogar em Santos entre 1995 e 1996. No ano 2000 ingressou na Advocacia Geral da União.

A ligação do novo ministro com a Baixada Santista e o Vale do Ribeira é muito grande. O pai trabalhava no Banespa em São Vicente, depois foi transferido para Micaratu, no Vale, onde vive atualmente parte da família. A mãe é de Itanhaém, no litoral sul, de onde também é a família da esposa.

Jair Bolsonaro anunciou o nome de Mendonça dia 21 de novembro de 2018 seu nome para comandar a AGU instituição com mais de doze mil servidores, sucedendo Grace Mendonça, que manifestou aprovação quanto à escolha, por ser um nome de integrante da própria instituição, embora a atuação de Mendonça tenha se dado muito maiormente na Controladoria Geral da União, onde foi responsável pela condução de acordos de leniência que envolvem a colaboração de grandes empresas envolvidas em casos ilícitos.