Passadas as confraternizações de final de ano, os primeiros meses do ano são os mais escolhidos para realizar as festas de formatura, casamentos, bodas, entre outras. E os trajes usados nestas ocasiões costumam precisar de cuidados especiais, seja antes ou depois do evento.
Segundo Maria Alzira Linares, proprietária de uma rede de lavanderias, as pessoas podem verificar qual a melhor forma de limpeza na etiqueta de cada peça. “Mas se os tecidos são delicados, ou tem bordados, já é mais complicado lavar em casa. Manchas também são um desafio, e qualquer descuido pode comprometer aquele traje especial para sempre”, explica. Dependendo da peça e do tecido, é necessário que a limpeza seja totalmente manual, a seco, e com produtos específicos.
Para estar preparado para os eventos, manter as roupas limpas e bem conservadas, confira as dicas que separamos a seguir:
Prepare-se antes. Roupas de festa costumam ser usadas com pouca frequência, então é sempre bom conferir com antecedência se estão prontas para a festa. “Principalmente os vestidos e ternos, que ficam guardados para ocasiões especiais, podem estar com manchas ou mau cheiro. Previna-se e leve-os para a lavanderia enquanto é tempo!”, alerta Linares.
Tecidos delicados e bordados. Tecidos naturais, como seda, linho, lã e outras fibras delicadas, como organza, viscose, tule e rendados precisam de cuidados especiais. Quando o tecido fino não solta tinta, e se tiver apenas pedrarias de vidro bordadas ou aplicadas, pode ser limpo a seco (pois resiste à ação do solvente). Mas, se as aplicações forem de plástico ou materiais que desbotam, Linares recomenda o sistema Wet Cleaning (com baixa ação mecânica, nível reduzido de água e produtos específicos para tecidos delicados).
“Com essa tecnologia de limpeza a úmido, é possível lavar todos os tipos de roupas finas, inclusive com apliques e bordados, uma vez que a máquina possui programas específicos para cada tecido, sendo configurada com a ação mecânica, a dosagem de produtos e o nível adequado de centrifugação para limpá-los sem danificar”, explica a especialista.
Roupas claras. As peças brancas e de cores claras devem sempre ser lavadas separadamente das coloridas. A etiqueta das peças indica qual processo deve ser escolhido, mas a maioria das roupas brancas podem ser lavadas com água, principalmente as que estiverem muito sujas.
Mas é preciso ter muito cuidado com o processo de alvejamento. “Os produtos mais comuns, encontrados em supermercados, possuem cloro na composição, que danifica a fibra do tecido e causa maior desgaste na roupa”, explica Linares. O recomendado é utilizar apenas produtos à base de peróxido.
Manchas. Independente do tipo de mancha – seja de café, vinho, espumante ou sorvete –, a dica é deixá-la para quem entende do assunto. “Tentar remover manchas por conta, utilizando diferentes produtos químicos, pode acabar piorando a situação. O melhor é levar a peça manchada a uma lavanderia especializada”, indica Linares. Existem produtos específicos para cada tipo de tecido e de mancha, que desgastam menos o tecido, e você não corre o risco de estragar suas roupas com tentativas frustradas.
Secagem. Tecidos delicados devem preferencialmente secar no cabide e à sombra, pois o sol pode ocasionar manchas ou deixar as peças brancas amareladas. Um ventilador pode ajudar a acelerar o processo.
É isso! Tenha uma boa festa e lembre-se de deixar suas roupas limpinhas e bem cuidadas depois!
Foto: Reprodução
Deixe um comentário