PUBLICIDADE

brasils√£o paulo

Romeiros de todo Brasil j√° est√£o a caminho do santu√°rio de Aparecida

 

Padroeira, Intercessora, M√£e Negra, Rainha do Brasil. Dona de muitos t√≠tulos oficiais e da f√© popular, Nossa Senhora da Concei√ß√£o Aparecida √© a santa mais cultuada e mais popular do pa√≠s. Sua hist√≥ria come√ßou h√° 300 anos e tem como s√≠mbolo m√°ximo uma est√°tua de barro, de cor escura, medindo 36 cent√≠metros e pesando 2,55 quilos, moldada por um artista desconhecido, que ficou por muito tempo no fundo de um rio. Hoje, a imagem coleciona relatos de milagres e atrai 12 milh√Ķes de fi√©is todos os anos ao santu√°rio de Aparecida, em S√£o Paulo.

Em uma manifesta√ß√£o de gratid√£o pelas gra√ßas alcan√ßadas atrav√©s da Padroeira do Brasil, um grupo de 23 cariocas decidiu ir a p√© do Recreio, na Zona Oeste do Rio, at√© o santu√°rio, que fica no Vale da Para√≠ba, em S√£o Paulo. Ap√≥s caminharem 12 dias, debaixo de sol e chuva, os peregrinos chegam hoje ao destino. Al√©m do sentimento de supera√ß√£o, por terem vencido os 318 quil√īmetros de caminhada, os romeiros levam na bagagem recorda√ß√Ķes que v√£o guardar para o resto da vida.

‚ÄĒ As manifesta√ß√Ķes de carinho que tivemos na estrada foram uma grata surpresa. Desde as buzinas at√© os abra√ßos que recebemos de quem n√£o conhec√≠amos, al√©m de doa√ß√Ķes de √°gua e lanche. Nos deram vigor para continuar. A cada demonstra√ß√£o de carinho, ganh√°vamos f√īlego para dar mais cem passos ‚ÄĒ conta o padre Andr√© Vilar, de 48 anos, um dos peregrinos.

O grupo fez o trajeto pela Costa Verde e dormiu em igrejas durante as paradas.

O n√ļmero de peregrinos que caminha pela Rodovia Presidente Dutra rumo ao santu√°rio de Aparecida, este ano, aumentou 43% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo do ano passado, de acordo com a concession√°ria que administra a via. Ao longo da √ļltima semana, foram registrados 4.020 romeiros a p√© pela estrada. A contagem √© realizada na pra√ßa de ped√°gio de Moreira C√©sar, localizada no km 88 da via Dutra, em Pindamonhangaba.

Desde o dia 1¬ļ de setembro, a concession√°ria realizou sete atendimentos cl√≠nicos a peregrinos e registrou o atropelamento fatal de um peregrino no quil√īmetro 69 da pista sentido S√£o Paulo, em Aparecida.

Ontem, a CCR Nova Dutra identificou grandes grupos de romeiros passando pela rodovia. A maioria deles caminhando na pista sentido Rio de Janeiro, de costas para o tráfego, o que, de acordo com a concessionária, representa um risco ainda maior nesta peregrinação.

Entre os trechos com registro de romeiros, estão Jacareí (km175 da pista sentido São Paulo e km170 da pista sentido São Paulo), São José dos Campos (km150 da pista sentido São Paulo e km143 da pista sentido Rio de Janeiro) e Caçapava (km131 da pista sentido Rio de Janeiro e km105 da pista sentido Rio de Janeiro).

A concessionária reforça a orientação para que os romeiros utilizem a Rota da Luz SP, um caminho mais seguro para a peregrinação.

 

Foto: Lucas Lacaz Ruiz / A13 / Agência O Globo

Fonte: Extra

 

PUBLICIDADE