Em resposta ao crescente mercado de carros elétricos e à demanda dos usuários das rodovias paulistas, a malha viária concedida pelo Governo de São Paulo tem recebido investimentos para implantação de corredores elétricos equipados com pontos de carregamento para esses veículos. Atualmente, esses corredores contam com 15 pontos de recarga em vias concedidas, facilitando a vida dos usuários de carros elétricos que precisam viajar pelas rodovias paulistas.
Uma das premissas da ARTESP em relação aos novos contratos de concessão é investir em atividades sustentáveis, como compensações ambientais para emissões de CO2, uso de energias limpas (painéis solares) e a utilização, por parte das concessionárias, de veículos elétricos nas operações viárias e no apoio aos usuários.
“São Paulo quer ser líder no processão de transição energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirma o governador Tarcísio de Freitas, cuja gestão prioriza o incentivo à adoção de tecnologias mais sustentáveis em diversos modais de transporte para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.
O superintendente da Gerência de Operações da ARTESP, Ailton Araújo Brandão, adota tom semelhante:
“Os corredores de abastecimento não atendem apenas aos usuários que optaram por esse tipo de veículo, mas também promovem uma postura de defesa do meio ambiente”, ressalta Ailton Araújo Brandão.
Confira abaixo os pontos instalados para carregamento das baterias de veículos elétricos ou híbridos plug-in, totalmente gratuitos:
Pontos de abastecimento da malha concedida:
Ecopistas – são cinco pontos na malha da concessionária:
● Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 19, pista leste (sentido interior)
● Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 28, pista leste (sentido interior)
● Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 59, pista leste (sentido interior)
● Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 92, pista leste (sentido interior)
● Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 114, pista oeste (sentido capital)
Ecovias – três pontos
● Rodovia Anchieta (SP-150) km 19, pista norte-marginal (sentido capital)
● Rodovia Anchieta (SP-150) km 40, pista sul (sentido litoral)
● Rodovia dos Imigrantes (SP-160) km 62, pista norte (sentido capital)
ViaRondon – um ponto
● Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 350, pista leste
Rodovias do Tietê – seis pontos
● Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) km 14,3, pista leste
● Rodovia Comendador Mário Dedini/Rodovia do Áçucar (SP-308) km 120,2 pista sul
● Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 172,6, pista oeste
● Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 225,5, pista oeste
● Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 288,2 pista leste
● Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP-209) km 137, pista norte
Tipos de veículos elétricos
Veículo 100% elétrico (BEV): alimentado por uma bateria abastecida por meio da rede elétrica. Com a bateria carregada, alguns veículos têm autonomia para rodar de 150 km a 400 km, dependendo do modelo.
Veículos híbridos (HEV): são movidos por dois tipos de propulsores, elétrico e a combustão (gasolina/álcool/diesel). As baterias que movem o motor elétrico são abastecidas pelo propulsor a combustão, que serve como gerador, ou com a frenagem regenerativa. Não é carregado em pontos de recarga.
Híbrido plug-in (PHEV): Tem motor a combustão e elétrico. Nesse caso, porém, o propulsor elétrico é recarregado em pontos de recarga como os instalados na malha concedida.
Vantagens do carro elétrico: Não geram gases poluentes, o custo da manutenção é mais barato (não exige a revisão constante a exemplo dos motores a combustão); tem menor custo de abastecimento; e são mais silenciosos.