O Estado do Rio de Janeiro prevê utilizar cerca de 75% da receita dos royalties de petróleo no Rioprevidência, fundo que paga aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais – de acordo com o G1.
Ainda segundo o portal, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 estima R$ 58,2 bilhões de arrecadação para o Rio de Janeiro, com 14,9% sendo dos royalties e participações sobre a produção petrolífera. O valor destinado aposentados deve ser de R$ 6,5 bilhões.
A utilização de royalties para cobrir rombo na Previdência é algo recorrente, com percentuais cada vez maiores. Royalties são os valores pagos pelas petroleiras à União e aos governos estaduais e municipais dos locais produtores para ter direito a explorar o petróleo. Essas receitas dependem do volume produzido, da taxa de câmbio e do preço internacional do barril de petróleo.
O setor apresenta otimismo com o recente crescimento da arrecadação dos valores. Porém especialistas afirmam que é algo momentâneo devido à incerteza do mercado.
Foto: Zemanta Related Posts