Novas regras do transporte de aplicativos passam a valer em SP

Começa nesta segunda-feira (29) a aplicação de multas aos motoristas que trabalham com o transporte de aplicativos que descumprirem as novas regras impostas pela Prefeitura de São Paulo.

Estão sujeitos às novas normas todos os aplicativos que operam com tarifas diferenciadas em relação aos táxis na capital paulista, casos da Uber, Cabify, Lady Driver, Easy Taxi e 99.

São 94 fiscais que irão conferir o cumprimento de diversas regras, que foram anunciadas há seis meses, e já podem multar. A fiscalização dos motoristas já tinha começado no dia 10, mas os motoristas estavam sendo apenas orientados, e não multados. Desde então, eles reclamam de falta de informação sobre as mudanças.

Um dos pontos que estão sendo questionados pelos motoristas é a proibição de carros com placas de outras cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos, de circularem na capital paulista. Isso porque muitos motoristas trazem passageiros do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e, agora, estão trabalhando com liminares expedidas pela Justiça que o autorizam a trabalhar.

Outra exigência é um curso de qualificação obrigatório, que muitos motoristas ainda não fizeram e que está em fase de implantação pelos aplicativos de transporte.

As liminares da Justiça, tanto para a circulação quanto para a não realização do curso, são as garantias que os motoristas e as empresas de aplicativos conseguiram para não receberem multas e para os carros não serem apreendidos. Mesmo com as decisões judiciais em mãos, os motoristas estão inseguros e com medo das mudanças.

 - REVISTA MAISJR

Fonte: G1