Rede de escolas reduz mais de 100 mil copos de plástico em 1 mês

É fato que a questão da preocupação com o meio ambiente já é algo debatido em escolas e outras instituições governamentais, porém os números continuam alarmantes:

-De acordo com as Nações Unidas, 7 milhões de pessoas morrem prematuramente devido á poluição do ar;

-40% de todo o plástico produzido no mundo vai para embalagens usadas apenas uma única vez e descartadas em seguida, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia;

– Ainda, de acordo com a Universidade da Califórnia, 71% das aves marinhas ingeriram plástico; Outro trabalho, publicado pela revista Conservation Biology, mostra que 50% das tartarugas marinhas ingeriram também plásticos;

  • A imprensa Americana divulgou este ano que mais de 500 milhões de canudos de plástico são usados por dia (utensílio que usamos por 5 minutos e descartamos);
  • A água que bebemos está contaminada. Isso é o que mostra uma pesquisa da organização Orb Media. Divulgou um levantamento com 159 amostras de água coletada em 5 continentes – 83% tinham fibras de plástico.

Esses dados mostram que os problemas causados ao meio ambiente afetam: a nossa respiração (saúde), os nossos oceanos, os animais, e até a água que bebemos. Desde 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas), criou o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho- com a proposta de chamar a atenção dos indivíduos e de governos do mundo inteiro sobre como temos que mudar os nossos hábitos e sistemas de coletas para transformar esses efeitos no planeta.

No Brasil, a Semana do meio ambiente, foi criada em 1981, nove anos após a data oficial proposta pela ONU. A ideia é que no período de 1 a 5 de Junho, empresas e pessoas, enxerguem o que cada um está fazendo e que possa replicar no decorrer do ano. A rede de franquias de inglês, Minds English School, enxergou nos números uma possibilidade de alertar os seus gestores/franqueados a replicarem a ideia: ” Adote a sua caneca”.

” Desde o começo de Abril, desenvolvi na franqueadora, um material que mostrasse os dados preocupantes com o nosso meio ambiente e como a diminuição no uso dos de plástico poderia fazer a diferença. Fiz o piloto do dia 15 de Abril até 15 de Maio com 30 escolas da rede. O resultado foram 123 mil copos de plástico a menos, ou seja contribuímos por um redução de mais de 450 anos (período que leva a degradação de uma garrafa de plástico no mar) e diminuímos os resíduos de plástico da água que usamos. Começamos com 30 escolas, agora a ideia é chegar nas 70″, explica Leiza Oliveira, CEO e idealizadora do projeto adote a sua caneca.

A conscientização nas redes de escolas começou com os franqueados/gestores das unidades, passou aos funcionários, chegou nos estudantes e hoje está na casa de muitos desses alunos. De acordo com Augusto Jimenez, psicólogo da rede educacional, é preciso que as mudanças de hábitos venham acompanhadas de práticas que as sustentem. Ou seja, para que o indivíduo entenda a gravidade dos problemas ocasionados no meio ambiente, deve-se trazer este tema para o seu dia a dia.

“É o que fizemos na rede educacional. Mostramos aos estudantes pesquisas acerca do assunto. Dados como 92% das pessoas de todo o mundo não respirarem ar limpo chamou a atenção de todos. Estamos falando de 8% de pessoas tendo acesso a qualidade no ar. E isso aumenta doenças crônicas como sinusite, rinite, asma, entre outras” explica Augusto Jimenez, psicólogo da rede.

Dados:

30 ESCOLAS PILOTOS PARTICIPANTES

6000 ESTUDANTES (MÉDIA DE 10 COPOS POR MES/CADA)

700 FUNCIONÁRIOS/VISITANTES ( MÉDIA DE 3 COPOS POR DIA/CADA)

Foto: Divulgação