Não é mais novidade a crescente onda de desemprego em nosso país, pois com uma economia instável as empresas buscam reestruturação para produzir mais e melhor com um quadro de funcionários menor.
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre encerrado em julho e atingiu o maior nível já registrado. Com isso, o desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em termos percentuais.
Diante desse cenário, o setor de Recursos Humanos tem o desafio de analisar a influência que a situação de desemprego causa no clima organizacional, tendo em vista que a ameaça da perda de renda assusta muito em qualquer ambiente, causando impactos emocionais e psicológicos, que afetam o rendimento de todos na organização, como insegurança, frustração, estresse e ansiedade. Um ambiente como esse reflete diretamente nas ações da empresa, podendo dificultar ainda mais o andamento dos negócios.
É imprescindível para as empresas saber o papel que cada colaborador desempenha, pois a demissão de uma pessoa errada pode acarretar inúmeros problemas para a instituição.
A demissão em massa gera muitos impactos na organização, podendo ocorrer:
- Perda de liderança
- Queda na produção
- Perda de familiaridade entre as unidades
- Redução do trabalho em equipe
- Aumento de conflitos
- Estresse organizacional
É preciso implantar na organização ações preventivas, corretivas e de manutenção para diminuir o impacto das demissões:
- Processo de Feedback Individual – É importante que a empresa possua um processo de feedback e registro do mesmo, implantado para que os colaboradores saibam como anda seus rendimentos e também para saber quem demitir quando a decisão for tomada pela empresa.
- Processo de Feedback Organizacional – Comunicar a empresa como anda o mercado, sua atuação e seus clientes é importante para transparência e para evitar fofocas dentro da organização.
- Participação dos funcionários na gestão da crise – Após compartilhar a situação e havendo nela a necessidade de redução de custos, incentive os colaboradores a participar de reuniões de brainstorm (onde os funcionários dão ideias inovadoras para o negócio), visando otimizar os recursos da empresa, buscar novas linhas de negócio, enfim, criar o sentimento de todos juntos no mesmo barco.
- Tenha critérios bem definidos – Saber o porque está demitindo é fundamental para compartilhar com a empresa a decisão.
- Decisão Compartilhada com a Liderança – Todos os lideres da empresa devem saber o porquê a empresa está demitindo para que se possa replicar a verdade aos demais e evitar rádio peão.
- Respeito e Elegância durante o desligamento – Não importa o motivo do desligamento o profissional deve ser tratado com respeito, nunca desligar por email, telegrama, ou restrição de acesso à empresa. É fundamental nunca criar o clima de que o funcionário está sendo expulso da empresa, isso evita que os demais projetem o que pode ser feito com os que ficaram.
Texto de Carlos André – Formado em Administração de Recursos Humanos e Pós Graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Diretor de Operações da DP EXPERT Consultoria e Terceirização de Serviços RH.
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