PUBLICIDADE

brasil

Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

O recadas¬≠tra¬≠men¬≠to anu¬≠al de aposen¬≠ta¬≠dos, pen¬≠sion¬≠istas e anis¬≠ti¬≠a¬≠dos pol√≠ti¬≠cos est√° sus¬≠pen¬≠so at√© 30 de setem¬≠bro para evi¬≠tar con¬≠t¬≠a¬≠m¬≠i¬≠na√ß√Ķes por covid-19. O pra¬≠zo, que acabaria no pr√≥x¬≠i¬≠mo dia 16, foi pror¬≠ro¬≠ga¬≠do por causa da pan¬≠demia.

A instru√ß√£o nor¬≠ma¬≠ti¬≠va do Min¬≠ist√©rio da Econo¬≠mia com o adi¬≠a¬≠men¬≠to foi pub¬≠li¬≠ca¬≠da na quar¬≠ta-feira (8) no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o. As vis¬≠i¬≠tas t√©c¬≠ni¬≠cas para com¬≠pro¬≠va√ß√£o de vida, inter¬≠romp¬≠i¬≠das des¬≠de mar√ßo, tam¬≠b√©m con¬≠tin¬≠u¬≠am sus¬≠pen¬≠sas.

Segun­do a Sec­re­taria de Gestão e Desem­pen­ho de Pes­soal do Min­istério da Econo­mia, cer­ca de 700 mil pes­soas serão afe­tadas pelo adi­a­men­to. A instrução nor­ma­ti­va esclarece que a sus­pen­são não prej­u­di­ca o paga­men­to dos bene­fí­cios aos aposen­ta­dos, pen­sion­istas e anis­ti­a­dos.

Real­iza­da todos os anos no mês de aniver­sário do ben­efi­ciário, a com­pro­vação de vida é exigi­da para a manutenção do paga­men­to do bene­fí­cio. A pro­va de vida exige o com­parec­i­men­to do segu­ra­do ou de algum rep­re­sen­tante legal ou vol­un­tário à insti­tu­ição bancária onde saca o bene­fí­cio.

Des¬≠de agos¬≠to do ano pas¬≠sa¬≠do, o pro¬≠ced¬≠i¬≠men¬≠to pode ser feito por meio do aplica¬≠ti¬≠vo Meu INSS ou pelo site do √≥rg√£o por ben¬≠efi¬≠ci√°rios com mais de 80 anos ou com restri√ß√Ķes de mobil¬≠i¬≠dade. A com¬≠pro¬≠va√ß√£o da difi¬≠cul¬≠dade de loco¬≠mo√ß√£o exige ates¬≠ta¬≠do ou declar¬≠a√ß√£o m√©di¬≠ca. Nesse caso, todos os doc¬≠u¬≠men¬≠tos s√£o anex¬≠a¬≠dos e envi¬≠a¬≠dos eletron¬≠i¬≠ca¬≠mente.

Edição: Fer­nan­do Fraga/AB

PUBLICIDADE