Plataforma faz levantamento sobre alunos com deficiência no Estado de SP

Alunos com deficiência representam 0,46% dos matriculados em instituições de Ensino Superior no estado. Os cursos que têm mais estudantes matriculados são Direito (1.267 estudantes), Administração (792) e Psicologia (655).

Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do governo do Estado, e que foram incluídos na plataforma “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com informações sobre a área da educação, disponível no site http://basededados.sedpcd.sp.gov.br. e que reúne em um sistema de Business Intelligence (BI) os dados censitários e informações relacionadas à pessoa com deficiência.

O objetivo é possibilitar a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual e ser referência para pessoas com deficiência, profissionais, ativistas, legisladores e pesquisadores.

As informações são organizadas em áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social e esporte, utilizados como instrumento para a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual, sendo referência para pesquisadores e profissionais.

Também é possível fazer consulta por município do estado e ter acesso ao número de alunos com deficiência matriculados e que frequentam salas de recursos. Os dados apontam que 1,54% do total de alunos matriculados são alunos com deficiência, a maior parte com deficiência intelectual ou autismo.

Além disso, a plataforma conta com informações sobre o Ensino Superior inclusivo, contendo número de discentes e docentes, dados por tipo de deficiência, faixa etária, gênero, raça ou cor, tipo de vínculo do estudante, grau e tipo de instituição de ensino, análise por atividade e bolsa extracurricular, ranque de matrículas por município, entre outros.

Foto: Divulgação