Uma frente fria associada a um ciclone extratropical que está estacionado no sul do continente deve derrubar a temperatura em várias regiões do Brasil nos próximos dias, entre elas a cidade de São Paulo.
O paulistano que estava acostumado com o final de tarde de 30º C e as madrugadas abafadas vai ter que tirar os cobertores do guarda-roupa, porque a temperatura deve cair pelo menos 10º até sexta-feira.
De acordo com dados da Climatempo, os termômetros devem cair de 30ºC para 19º C nesta quinta-feira na cidade de São Paulo e depois volta a subir devagar nos próximos dias, mas o que chama a atenção são as temperaturas mínimas previstas até sábado. Em algumas madrugadas, a temperatura pode cair chegar a 14ºC.
Mesmo com a expectativa de frio moderado, a massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano nas seguintes capitais:
- Porto Alegre
- Florianópolis
- Curitiba
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Vitória
- Campo Grande
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Curitiba, por exemplo, os termômetros devem registrar mínimas de 10°C. Nos últimos dias, as mínimas vinham ficando na casa dos 17°C.
Em Porto Alegre, onde os termômetros chegaram a marcar 23°C de mínima na terça (16), a queda pode ser de mais de 10 graus. Já em São Paulo, as mínimas devem ficar em torno dos 15°C, cinco graus mais baixas do que nos dias anteriores.
Há previsão de geada na região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. O fenômeno deve acontecer na quinta (18) e sexta (19).