Na hora de abrir um negócio, a primeira pergunta é “o quê?”, seguindo de “por que?” e “para qual público?”. Tendo que pensar muito bem no que irá apostar antes de tudo, mesmo que seja o maior sonho dos empreendedores abrir seu próprio espaço.
Existem alguns setores que geralmente fazem mais sucesso no Brasil. Um dos fatores que pode influenciar é o valor mais baixo dos produtos e serviços oferecidos e o tamanho do mercado consumidor. Normalmente, esses setores atendem mais às necessidades básicas da população como alimentos, vestuário e construção.
O primeiro setor é um dos mais promissores do país. Dentro dele, os empreendedores podem trabalhar com lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, comércio de alimentos, fornecimento de alimentos preparados, bares e similares, serviços ambulantes de alimentação, comércio de bebidas, restaurantes e similares, fabricação de produtos de padaria e confeitaria e comércio de hortifrutigranjeiros.
Os negócios relacionados a vestuário e calçados também são uma ótima opção para os empreendedores. É possível investir em confecção de peças do vestuário, confecção sob medida, comércio de vestuário e calçados.
Nas construções. as pequenas reformas se destacam. “Quando as pessoas querem fazer o famoso puxadinho ou mesmo reformar uma parte do quarto, eles procuram pequenos negócios do ramo”, diz o consultor. Há também empresas que trabalham para grandes construtores.
Os serviços de encanador, marceneiros, instalação, manutenção elétrica, serralheria, comércio de material de construção, serviços de pinturas também fazem sucesso nesse mercado.
Além destes três setores, muitos que crescem ainda são na área da educação, serviços pessoais, serviços especializados, informática e entretenimento.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Foto: Divulgação