PUBLICIDADE

1.0 - RADAR3.0 - NEG√ďCIOS

Os desafios de se reinventar sem perder a tradição

O mundo dos negócios vive um constante processo de mudanças e, por isso, se reinventar acaba sendo um processo natural em companhias que estão há anos atuando em determinados mercados. No entanto, embora seja algo necessário, isso também pode ser um processo desafiador e que requer bastante atenção das lideranças para que a essência da marca não se perca ao longo das mudanças.

Ainda que n√£o haja uma f√≥rmula m√°gica, √© preciso, como empreendedor, questionar-se a respeito do que pode ser feito para que o seu neg√≥cio n√£o fique esquecido na mem√≥ria dos seus clientes. Podemos considerar que a fidelidade dos consumidores de servi√ßos e produtos tem sido bastante vol√°til, resultado da infinita variedade de empresas que oferecem cada vez mais diferenciais para atrair p√ļblico. Por isso, ‚Äúinovar todos os dias‚ÄĚ deve ser o mantra dos empreendedores. Mesmo companhias com d√©cadas de atua√ß√£o tem sempre algo novo a oferecer, basta ampliar o horizonte e se abrir para enxergar o comportamento do mercado e suas possibilidades.O primeiro passo √© fazer toda a an√°lise do neg√≥cio e do segmento em que est√° inserido, feito isso, aposte na for√ßa do¬†crowdsourcing. Existem profissionais especializados no mercado que podem contribuir positivamente para um processo eficaz de mudan√ßas. Al√©m disso, no atual cen√°rio que vivemos, n√£o podemos nos ater aos limites que criamos no in√≠cio da opera√ß√£o. N√£o h√° barreiras para empreender! Um exemplo pr√°tico √© o que realizamos em nossa atua√ß√£o, passamos d√©cadas focados em nosso¬†core business¬†de forma√ß√£o em corte e costura, mas avaliando as transforma√ß√Ķes do mercado, expandimos nosso portf√≥lio e hoje conquistamos uma parcela muito maior de clientes por meio de especializa√ß√Ķes como moda pet, estilista e¬†personal stylist. Tudo √© uma quest√£o de ampliar o olhar!A ess√™ncia do neg√≥cio n√£o precisa ser esquecida para que sua marca possa se reinventar e galgar novos espa√ßos no mercado. Pelo contr√°rio, √© preciso mudar sem esquecer os valores e a ess√™ncia que te trouxeram at√© este momento. Uma empresa √© um organismo vivo e que naturalmente passa por processos de modifica√ß√Ķes, sem deixar de lado sua base de cria√ß√£o, trata-se apenas de um processo de adapta√ß√£o aos perfis de mercado que surgem com o passar do tempo e de acordo com eventos econ√īmicos. Por isso, n√£o culpe a crise, se aproveite dela. Cen√°rios como os que atravessamos recentemente no Brasil podem servir de inspira√ß√£o para novos caminhos a serem trilhados.

Vale lembrar que cada neg√≥cio se adapta de uma forma √†s altera√ß√Ķes do segmento em que est√° inserido, por isso, n√£o abra m√£o de uma boa an√°lise e de uma equipe de suporte especializada e engajada. A tradi√ß√£o e reconhecimento que os anos de opera√ß√£o oferecem s√£o fundamentais, mas √© preciso mais do que isso para manter seu espa√ßo em uma sociedade que est√° em constante evolu√ß√£o.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE