O Google confirmou diversas mudanças importantes para o Gmail em 2024. O pacote conta com a exclusão de contas inativas e a rejeição de determinados conteúdos nas mensagens de e-mail. É crucial que os usuários da plataforma se familiarizarem com as atualizações para evitar possíveis danos.
Quais contas estão em risco?
Em novembro de 2023, o Google determinou que contas inativas por pelo menos dois anos seriam excluídas. Entretanto, em janeiro de 2024, contas inativas há poucos meses já entraram na fila de exclusão. A decisão foi pensada para a segurança dos usuários, porque contas antigas têm mais probabilidade de serem comprometidas.
Qual ação é necessária para evitar a exclusão de contas do Gmail?
A resposta é simples: faça login em todas as contas que são importantes para você, pois isso lhe dará mais tempo antes de serem elegíveis para exclusão novamente. Podemos resumir com a frase: ‘use ou perca’. Embora, lembre-se, você só precisa usar a conta esporadicamente. Também vale ressaltar que as contas comerciais do Google não serão afetadas.
Google começará a rejeitar alguns e-mails recebidos
O Google irá barrar e-mails de remetentes em massa que não estão devidamente autenticados. A Big Tech confirmou que, a partir de “no máximo junho de 2024”, medidas serão impostas para mensagens que não atenderem aos requisitos de autenticação. Neil Kumaran, gerente de produto e responsável pela segurança e confiança do Gmail no Google, publicou uma explicação detalhada de como as novas medidas ajudarão a proteger os usuários do Gmail de e-mails de marketing indesejados e malware. “Vimos o número de mensagens não autenticadas diminuir em 75%”. Isso, por sua vez, levou ao bloqueio de bilhões de mensagens com intenções maliciosas antes que pudessem ser entregues.”
Se você envia e-mails em massa, preste atenção
Os usuários do Gmail não precisam fazer nada além de relaxar e desfrutar de menos spam em suas caixas de entrada. No entanto, se você é um profissional de marketing ou alguém que será designado como remetente em massa, ou seja, que envia 5.000 e-mails em um único dia, fique atento. “Com novos limites rigorosos para a classificação de spam e requisitos de cancelamento de inscrição, muitas marcas que aderem às táticas tradicionais de e-mail enfrentarão interrupções na entrega, perda de receita e possíveis danos à reputação”, diz Kate Nowrouzi, vice-presidente de entrega na Sinch.
Por Forbes