PUBLICIDADE

brasil

Novo secretário executivo do MEC é militar

O tenente brigadeiro Ricardo Machado Vieira é o novo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC).   A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial da União. Ele é o quarto nomeado para o cargo, em menos de três meses de gestão.

Ricardo era assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde fevereiro de 2019. Ele é militar – segundo seu currículo, é tenente-brigadeiro e já ocupou o posto de chefe do Estado-Maior da AerEonaútica (FAB).

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: FAB) 

A antecessora, Iolene Lima, foi dispensada oficialmente do MEC nesta quinta-feira (28). Formalmente, ela ainda ocupava a posição de “substituta eventual do cargo de Secretário da Educação Básica”.  Ela havia sido nomeada no dia 14 de março. Oito dias depois dessa nomeação informal, Iolene foi informada de que não seguiria mais no ministério.

Antes dela, Luis Antonio Tozi ocupou o posto até o dia 12 de março, quando foi demitido após uma reestruturação do MEC. Nos últimos meses, a pasta enfrenta uma série de polêmicas. Para minimizar os conflitos da pasta,  o presidente Jair Bolsonaro se reunirá hoje (29) com  o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, no Palácio do Planalto.