A premiação, que está na quinta edição, é oferecida pelo World Branding Forum (WBF), organização global sediada em Londres sem e que se dedica, principalmente, à avaliação e ao reconhecimento das marcas e oferece premiações anualmente às mais reconhecidas pelos consumidores do mundo todo.
Mais de 230 mil consumidores de todo o mundo participaram do processo de votação e mais de 4,5 mil marcas, de 57 países, foram nomeadas para os prêmios de 2018-2019 em várias categorias. Destas, apenas 351 foram declaradas vencedoras.
Os ganhadores são julgados de forma única por meio de avaliação da marca, pesquisa de mercado do consumidor e votação pública on-line, e 70% do processo de pontuação vem dos votos dos consumidores. Só pode haver um vencedor em cada categoria por país e as escolhidas são todas marcas icônicas em seus respectivos países.
Neste ano, os prêmios foram divididos em duas cerimônias de premiação, com 81 marcas de 16 países das Américas e do Caribe premiadas em um evento separado em Nova York no início de julho. A Yakult participou da cerimônia realizada dia 31 de outubro no Palácio de Kensington, em Londres, quando 270 vencedores de 33 países foram premiados.