PUBLICIDADE

brasil

As fortes chuvas entre a noite de quarta-feira, 8, e a madrugada desta quinta-feira, 9, provocou alagamentos em vários pontos de São Paulo, como no cruzamento das Ruas Aspicuelta e Simpatia, na Vila Madalena, na zona oeste da cidade   © Alex Silva/Estadão As fortes chuvas entre a noite de quarta-feira, 8, e a madrugada desta quinta-feira, 9, provocou alagamentos em vários pontos de São Paulo, como no cruzamento das Ruas Aspicuelta e Simpatia, na Vila Madalena, na zona oeste da cidade

SÃO PAULO – Um morador de rua de 21 anos morreu ao tomar uma descarga elétrica quando tentava se proteger do temporal que atingiu a capital e a Grande São Paulo entre a noite de quarta-feira, 8, e a madrugada desta quinta-feira, 9.

Segundo a Polícia Militar, por volta da 0h20, o homem subiu em uma grade para se abrigar em um ponto de ônibus na altura do número 1.312 da Avenida Rio Branco, nos Campos Elísios, na região central de São Paulo, mas escorregou e encostou em um poste de luz. A vítima foi eletrocutada.

Os bombeiros foram acionados para resgatar o morador de rua, mas já encontraram o homem sem vida.

Em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana, uma mulher de 34 anos foi encontrada morta no leito do Córrego Ribeirão Itaim na noite desta quarta. Segundo a Defesa Civil da cidade, ela foi carregada por uma enxurrada causada pela forte chuva que atingiu a cidade. A prefeitura apura se há outro desaparecimento ligado ao temporal.

Na zona leste de São Paulo, as buscas dos bombeiros por outra pessoa desaparecida foi interrompida em razão das fortes chuvas. Desde a terça-feira, 7, uma mulher desapareceu e teria sido levada pelas águas para um piscinão próximo às Avenidas Bento Guelfi e Ragueb Chohfi. A corporação deve retomar o resgate nesta quinta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva desta quarta causou 111 enchentes e inundações, 30 desabamentos e 69 quedas de árvore na Grande São Paulo.

Previsão do tempo: calor e mais chuvas fortes nesta quinta

A quinta amanheceu com céu nublado e com previsão de mais chuva na região metropolitana. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia terá muitas nuvens, aberturas de sol e temporais à tarde e à noite. A temperatura deve variar entre 20ºC e 29ºC.

Às 6h30, todas as linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operavam normalmente na Grande São Paulo.

Na capital, às 7 horas, havia cinco pontos de alagamento, sendo um deles intransitável, na Avenida Mofarrej, próximo à Avenida Doutor Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade.

Fortes chuvas provocaram pontos de alagamento na Marginal do Pinheiros na madrugada desta quinta-feira   © Juliana Pio/Estadão Fortes chuvas provocaram pontos de alagamento na Marginal do Pinheiros na madrugada desta quinta-feira

A previsão do CGE aponta para a continuidade do tempo abafado e das chuvas.

“Por conta do solo encharcado, atenção para as áreas de risco, pois é alto o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra”, alertou o órgão, em nota.

Nesta sexta-feira, 10, o sol aparece pela manhã e a temperatura apresenta rápido aumento. No decorrer da tarde, o calor e a disponibilidade de umidade geram áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. A mínima prevista é de 21°C; e a máxima, de 31°C.

Estadão Conteúdo