Justiça determina bloqueio de recursos da mineradora Vale

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Agência Brasil) 

A Vara Única da Comarca de Barão de Cocais, a pedido do Ministério Público do Estado de Minas (MPMG) Gerais e da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, determinou o bloqueio de recursos da mineradora Vale no valor de R$ 2.950.0000.

Segundo o MPMG, o bloqueio visa resguardar o ressarcimento de eventuais prejuízos, patrimoniais e extrapatrimoniais, suportados pelas pessoas afetadas pelas evacuações já ocorridas e pelas que porventura venham a ocorrer em função do risco de rompimento da barragem Sul Superior, em Gongo Soco, Barão de Cocais. Em nota, a companhia informa que ainda não foi formalmente notificada da decisão e adotará as medidas cabíveis no prazo legal.

O MPMG também, obteve no domingo ( 24), na Justiça, decisão para que a mineradora cumpra imediatamente liminares que a obrigam a tomar medidas para garantir a segurança de barragem Sul Superior, do complexo minerário de Gongo Soco, em Barão de Cocais.

A justiça determinou a apresentação, pela empresa, de relatório de auditoria técnica independente acerca da situação de estabilidade da estrutura Sul Superior, em Gongo Soco, a elaboração de plano de ação, além da adoção de outras medidas visando garantir a estabilidade e segurança da estrutura e abstenção da prática de atividades que possam incrementar o risco da barragem.  Em nota, a companhia informa que adotará as medidas cabíveis no prazo legal.

Além de Gongo Soco, o MPMG também reiterou os pedidos com relação a outras 11 estruturas no estado. Os pedidos ainda aguardam decisão da Justiça.