PUBLICIDADE

s√£o paulo

Institui√ß√Ķes em S√£o Paulo est√£o preparadas para receber alunos

Com a autor¬≠iza¬≠√ß√£o do gov¬≠er¬≠no do esta¬≠do para a vol¬≠ta √†s ativi¬≠dades do ensi¬≠no supe¬≠ri¬≠or e profis¬≠sion¬≠al¬≠izante e de cur¬≠sos extracur¬≠ric¬≠u¬≠lares livres (idiomas, infor¬≠m√°ti¬≠ca, artes, entre out¬≠ros), local¬≠iza¬≠dos em munic√≠¬≠pios paulis¬≠tas que este¬≠jam na Fase 3 Amarela do Plano S√£o Paulo h√° mais de 14 dias, j√° se prepararam para voltar a aten¬≠der os alunos. As esco¬≠las poder√£o ser aber¬≠tas, des¬≠de que sigam as restri√ß√Ķes de capaci¬≠dade, de hor√°rios e de fasea¬≠men¬≠to que foram esta¬≠b¬≠ele¬≠ci¬≠dos pelo plano. O an√ļn¬≠cio foi feito pelo gov¬≠er¬≠nador Jo√£o Doria, no √ļlti¬≠mo dia 13.

No caso dos cur¬≠sos profis¬≠sion¬≠al¬≠izantes, a medi¬≠da vale para aque¬≠les em que as ativi¬≠dades pr√°ti¬≠cas e lab¬≠o¬≠ra¬≠to¬≠ri¬≠ais n√£o podem ser feitas a dis¬≠t√Ęn¬≠cia. A autor¬≠iza¬≠√ß√£o tam¬≠b√©m vale para o est√°¬≠gio cur¬≠ric¬≠u¬≠lar obri¬≠gat√≥rio da √°rea da sa√ļde. No entan¬≠to, s√≥ fun¬≠cionar√£o para ativi¬≠dades pr√°ti¬≠cas, o ensi¬≠no te√≥ri¬≠co con¬≠tin¬≠uar√° sendo feito a dis¬≠t√Ęn¬≠cia.

Para voltar a fun¬≠cionar, as insti¬≠tu¬≠i√ß√Ķes e orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√Ķes que ofer¬≠e¬≠cem os cur¬≠sos livres pre¬≠cisam obe¬≠de¬≠cer a regras e pro¬≠to¬≠co¬≠los de segu¬≠ran√ßa, com ocu¬≠pa√ß√£o lim¬≠i¬≠ta¬≠da a 40% da capaci¬≠dade e hor√°rio de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to reduzi¬≠do a seis horas di√°rias. A edu¬≠ca√ß√£o com¬≠ple¬≠men¬≠tar ter√° ain¬≠da de seguir os pro¬≠to¬≠co¬≠los esta¬≠b¬≠ele¬≠ci¬≠dos no setor edu¬≠ca¬≠cional, como orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√£o da entra¬≠da e da sa√≠¬≠da para evi¬≠tar aglom¬≠er¬≠a√ß√£o e inter¬≠va¬≠l¬≠os com o reveza¬≠men¬≠to de tur¬≠mas, al√©m do cumpri¬≠men¬≠to do dis¬≠tan¬≠ci¬≠a¬≠men¬≠to de 1,5 metro e das medi¬≠das de higiene e san¬≠i¬≠ti¬≠za¬≠√ß√£o dos espa√ßos.

O pro¬≠pri¬≠et√°rio de uma esco¬≠la inde¬≠pen¬≠dente de idiomas na cap¬≠i¬≠tal paulista, a Cana¬≠di¬≠an Lan¬≠guage School, S√©r¬≠gio Sanch¬≠es, expli¬≠cou que deve man¬≠ter as aulas online para aque¬≠les alunos que se adap¬≠taram ao sis¬≠tema e que aceitarem con¬≠tin¬≠uar dessa maneira. Mes¬≠mo assim, Sanch¬≠es acred¬≠i¬≠ta que os alunos devem procu¬≠rar a esco¬≠la quan¬≠do as aulas pres¬≠en¬≠ci¬≠ais voltarem no pr√≥x¬≠i¬≠mo semes¬≠tre. ‚ÄúOs alunos que con¬≠tin¬≠uaram tiver¬≠am descon¬≠te de 10% a 15% e para os que ficaram desem¬≠pre¬≠ga¬≠dos, demos bol¬≠sa ou meia bol¬≠sa para que pudessem per¬≠manecer‚ÄĚ.

Sanch¬≠es desta¬≠cou que uma das grandes li√ß√Ķes da pan¬≠demia e do iso¬≠la¬≠men¬≠to social foi a descober¬≠ta de que tra¬≠bal¬≠har em casa traz uma s√©rie de despe¬≠sas, mas o aluno que estu¬≠da em casa deixa de gas¬≠tar com loco¬≠mo√ß√£o e evi¬≠ta o estresse do tr√Ęn¬≠si¬≠to para chegar √† esco¬≠la. ‚ÄúPor isso, os alunos que est√£o online hoje, eu acred¬≠i¬≠to que v√£o con¬≠tin¬≠uar, e nos¬≠sa per¬≠spec¬≠ti¬≠va √© de con¬≠tin¬≠uar ofer¬≠e¬≠cen¬≠do esse tipo de aula e mel¬≠ho¬≠rar a tec¬≠nolo¬≠gia‚ÄĚ.

Ele con¬≠tou que com a par¬≠al¬≠isa√ß√£o das aulas por causa da pan¬≠demia, a situ¬≠a√ß√£o da esco¬≠la ficou dif√≠¬≠cil e 80% dos alunos n√£o quis¬≠er¬≠am con¬≠tin¬≠uar estu¬≠dan¬≠do a dis¬≠t√Ęn¬≠cia por n√£o achar efi¬≠ciente. A esco¬≠la n√£o con¬≠seguiu apoio finan¬≠ceiro para con¬≠tin¬≠uar operan¬≠do e usou uma reser¬≠va pr√≥pria para se man¬≠ter nesse per√≠o¬≠do cr√≠ti¬≠co. ‚ÄúSe tiv√©sse¬≠mos con¬≠segui¬≠do apoio finan¬≠ceiro, ter√≠amos pago con¬≠tas mais urgentes, como os fun¬≠cion√°rios que acabamos dis¬≠pen¬≠san¬≠do, al√©m dos ter¬≠ce¬≠i¬≠riza¬≠dos e insumos. N√≥s man¬≠tive¬≠mos a esco¬≠la porque con¬≠hece¬≠mos nos¬≠so pro¬≠du¬≠to‚ÄĚ.

O dire¬≠tor exec¬≠u¬≠ti¬≠vo da Via Cer¬≠ta Edu¬≠ca√ß√£o Profis¬≠sion¬≠al, que tem 32 unidades no inte¬≠ri¬≠or de S√£o Paulo, Decio Marchi, expli¬≠cou que a rede tin¬≠ha grande expec¬≠ta¬≠ti¬≠va quan¬≠to √† expan¬≠s√£o e pre¬≠cisou pausar a inau¬≠gu¬≠ra√ß√£o de novas unidades. Segun¬≠do ele, em menos de uma sem¬≠ana todas as unidades j√° tin¬≠ham seu m√©to¬≠do de ensi¬≠no ade¬≠qua¬≠do para as aulas vir¬≠tu¬≠ais e aces¬≠so remo¬≠to. ‚ÄúTive¬≠mos uma per¬≠da de 30% no final, porque h√° alunos que n√£o tin¬≠ham espa√ßo, equipa¬≠men¬≠to ou inter¬≠net ade¬≠qua¬≠da em casa para faz¬≠er o cur¬≠so. Temos que enten¬≠der que h√° algu¬≠mas var¬≠i√°veis que influ¬≠en¬≠ci¬≠am na quest√£o da per¬≠da de aluno‚ÄĚ.

Ele ressaltou que como fran¬≠queado¬≠ra, a esco¬≠la apoiou e ori¬≠en¬≠tou todas as unidades, com rela√ß√£o aos cus¬≠tos, que foram ajus¬≠ta¬≠dos. Marchi disse que foram usa¬≠dos v√°rios recur¬≠sos, como sus¬≠pen¬≠s√£o de fun¬≠cion√°rios, redu√ß√£o de car¬≠ga hor√°ria, diminui√ß√£o de val¬≠or de aluguel. ‚ÄúCom isso, 90% das unidades n√£o sofr¬≠eram com prob¬≠le¬≠mas finan¬≠ceiros e con¬≠seguiram ter lucro no per√≠o¬≠do de pan¬≠demia. N√≥s t√≠n¬≠hamos definido que pre¬≠cis¬≠ar√≠amos pas¬≠sar bem pelo per√≠o¬≠do e man¬≠ter a esco¬≠la em p√©‚ÄĚ.

De acor¬≠do com o dire¬≠tor exec¬≠u¬≠ti¬≠vo, j√° √© per¬≠cep¬≠t√≠v¬≠el o movi¬≠men¬≠to de alunos que dese¬≠jam voltar √†s aulas pres¬≠en¬≠ci¬≠ais, como for¬≠ma de con¬≠v√≠vio e exper¬≠i√™n¬≠cia em sociedade, assim como h√° pes¬≠soas que n√£o se adap¬≠tam total¬≠mente ao ensi¬≠no online. Por causa dis¬≠so, a esco¬≠la j√° con¬≠seguiu vender boa quan¬≠ti¬≠dade de novos cur¬≠sos, chegan¬≠do per¬≠to da nor¬≠mal¬≠i¬≠dade reg¬≠istra¬≠da antes da pan¬≠demia. ‚ÄúMuitos com¬≠pram 100% online e alguns EAD ‚ÄĒ ensi¬≠no a dis¬≠t√Ęn¬≠cia -, mas mostran¬≠do inter¬≠esse em voltar ao pres¬≠en¬≠cial quan¬≠do tudo isso acabar‚ÄĚ.

Edição: Graça Adjuto/AB

PUBLICIDADE