PUBLICIDADE

brasil

Gripe avi√°ria: OMS emite alerta contraindicando consumo de leite fresco

A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) emitiu um alerta sobre o risco de transmiss√£o do H5N1, v√≠rus causador da¬†gripe avi√°ria, por meio do consumo de leite fresco. A doen√ßa, que inicialmente era conhecida por afetar principalmente aves dom√©sticas e silvestres, tem despertado preocupa√ß√Ķes devido √† capacidade de infectar uma variedade cada vez maior de esp√©cies e √† expans√£o de seu alcance geogr√°fico.

Embora a presença do vírus H5N1 tenha sido detectada no leite, ainda não está claro se a doença pode ser transmitida pelo consumo desse alimento. No entanto, a OMS solicitou que os países permaneçam vigilantes diante da possibilidade de transmissão do vírus de animais para seres humanos.

O alerta foi emitido pela OMS ap√≥s a Food and Drug Administration (FDA), √≥rg√£o americano de vigil√Ęncia sanit√°ria, anunciar a detec√ß√£o de fragmentos do v√≠rus em uma em cada cinco amostras de leite cru comercializadas nos Estados Unidos. Portanto, ambos os √≥rg√£os recomendam o consumo de leite pasteurizado, submetido a altas temperaturas para eliminar poss√≠veis micro-organismos, como medida de seguran√ßa.

‚ÄúA investiga√ß√£o sobre o v√≠rus detectado no leite, bem como seu potencial papel na transmiss√£o, est√° em andamento‚ÄĚ, afirmou a OMS em comunicado.

A entidade internacional recomenda que os pa√≠ses implementem medidas de controle de infec√ß√Ķes e reduzam a exposi√ß√£o humana a aves e mam√≠feros possivelmente infectados com a gripe ou outros v√≠rus da influenza.

Antes da descoberta dos fragmentos do vírus no leite, um surto de H5N1 foi identificado em 33 rebanhos de oito Estados dos EUA, fato que motivou a investigação sobre o leite. Pelo menos uma pessoa no Texas foi diagnosticada com gripe aviária após ter contato direto com vacas leiteiras supostamente infectadas, mas não apresentou sintomas graves.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa, causada por variantes do vírus Influenza. Atualmente, grande parte dos casos de alto potencial transmissível no Brasil e em outras partes do mundo é da cepa H5N1. Até o momento, a doença foi identificada em aves domésticas e silvestres, planteis de criação, além de mamíferos. O ser humano também pode contrair, embora isso seja mais raro.

Notificada pela primeira vez em 1878, na It√°lia, a ‚Äúpraga avi√°ria‚ÄĚ, como era conhecida na √©poca, s√≥ foi classificada como influenza A em 1955. O primeiro relato de cont√°gio pela variedade H5N1 ocorreu em 1997, em Hong Kong. O Brasil, at√© 15 de mar√ßo de 2023, nunca havia registrado focos da doen√ßa.

Brasil

De acordo com dados de março do Ministério da Agricultura, o Brasil registrou 158 casos de gripe aviária, sendo 155 em aves silvestres e três em aves de criação para subsistência.

A m√©dica infectologista Nancy Bellei, docente e chefe do laborat√≥rio de pesquisa sobre v√≠rus respirat√≥rios da Universidade Federal de S√£o Paulo (Unifesp), explicou ao¬†Estad√£o¬†que o atual surto no Brasil e na Am√©rica do Sul, regi√Ķes onde a gripe avi√°ria n√£o havia sido detectada anteriormente,¬†est√° relacionado ao desenvolvimento de uma vers√£o mais patog√™nica do v√≠rus influenza em aves migrat√≥rias, que viajam entre os pa√≠ses em busca de melhores condi√ß√Ķes de vida.

Como ocorre a transmiss√£o?

Nancy afirma que a transmiss√£o para seres humanos √© considerada rara, pois estes n√£o possuem os receptores necess√°rios para o v√≠rus da gripe avi√°ria, ao contr√°rio das aves. No entanto, isso n√£o significa que a popula√ß√£o humana esteja imune √† doen√ßa. A especialista destaca que o risco de cont√°gio pelo H5N1 depende da capacidade do v√≠rus de sofrer muta√ß√Ķes que o tornem adaptado √† esp√©cie humana.

Geralmente, a transmiss√£o ocorre por meio do contato com secre√ß√Ķes, sangue, fezes e at√© tecidos de animais infectados. Nancy explica que, devido ao hist√≥rico de contamina√ß√£o em humanos, as pessoas tendem a pegar a doen√ßa ao manipular diretamente aves infectadas para prepar√°-las para o consumo. Al√©m disso, a transmiss√£o tamb√©m pode ocorrer por meio de part√≠culas de aeross√≥is liberadas nas fezes das aves doentes, contaminando o ar.

Sintomas

Os sintomas da gripe aviária em humanos são semelhantes aos da gripe comum, incluindo febre alta, dores musculares, dor lombar, dor de cabeça, náusea, fadiga e sintomas respiratórios como tosse e expectoração. No entanto, o quadro pode evoluir gravemente, levando a dificuldades respiratórias e até hemorragia pulmonar. Além disso, há casos de infecção assintomática, em que o paciente não apresenta sinais de doença.

Nas aves, os sintomas podem incluir problemas no sistema nervoso e de coordenação motora, como andar desajeitado, redução na produção de ovos (em aves poedeiras) e mortes em larga escala.

O que fazer se est√° com suspeita?

Se uma pessoa for exposta a aves suspeitas ou confirmadas com H5N1, ela deve ser monitorada pelo servi√ßo de sa√ļde local, e ficar isolada por 10 dias, tempo de incuba√ß√£o do v√≠rus (per√≠odo em que os sintomas se manifestam).

Se o paciente apresentar sintomas, √© necess√°rio coletar secre√ß√Ķes de regi√£o da nasofaringe – como feito na covid-19 com o swab – e permanecer isolada at√© os sintomas desaparecerem.

Por Estad√£o