PUBLICIDADE

s√£o paulo

Fundação Pró-Sangue opera com 35% do estoque e precisa urgentemente de doadores

Fun¬≠da√ß√£o Pr√≥-Sangue, vin¬≠cu¬≠la¬≠da √† Sec¬≠re¬≠taria da Sa√ļde do Esta¬≠do, est√° com o estoque muito baixo e pre¬≠cisa urgen¬≠te¬≠mente de doadores. Por con¬≠ta da pan¬≠demia de COVID-19 e do tem¬≠po mais frio, a doa√ß√£o de sangue reg¬≠istrou forte que¬≠da nas √ļlti¬≠mas sem¬≠anas.

Atual¬≠mente, o estoque opera com ape¬≠nas 35% das bol¬≠sas necess√°rias para dar atendi¬≠men¬≠to a mais de 100 insti¬≠tu¬≠i√ß√Ķes de sa√ļde da rede p√ļbli¬≠ca da Regi√£o Met¬≠ro¬≠pol¬≠i¬≠tana de S√£o Paulo.

A Pr√≥-Sangue faz um ape¬≠lo que a pop¬≠u¬≠la√ß√£o pra¬≠tique doa√ß√Ķes no feri¬≠ado pro¬≠lon¬≠ga¬≠do da Inde¬≠pend√™n¬≠cia do Brasil. Al√©m de a pre¬≠vis√£o do tem¬≠po indicar tem¬≠per¬≠at¬≠uras agrad√°veis, algu¬≠mas unidades est√£o aber¬≠tas para atendi¬≠men¬≠to. Con¬≠fi¬≠ra os hor√°rios pela inter¬≠net.

Tipos

Os sangues do tipo O+, O‚ÄĎ, A- e B- est√£o em esta¬≠do de emerg√™n¬≠cia, garan¬≠ti¬≠n¬≠do o abastec¬≠i¬≠men¬≠to para menos de um dia. J√° o tipo B+ est√° cr√≠ti¬≠co (sufi¬≠ciente para um dia), ao pas¬≠so que o A+ est√° em aler¬≠ta (dispon√≠v¬≠el para 2 dias).

Rep¬≠re¬≠sen¬≠tantes da Fun¬≠da√ß√£o demon¬≠stram pre¬≠ocu¬≠pa√ß√£o com a situ¬≠a√ß√£o, pois as cirur¬≠gias ele¬≠ti¬≠vas foram retomadas e a deman¬≠da de sangue tem aumen¬≠tan¬≠do grada¬≠ti¬≠va¬≠mente ao lon¬≠go das √ļlti¬≠mas sem¬≠anas.

Ain¬≠da h√° muitas vagas em aber¬≠to no sis¬≠tema de agen¬≠da¬≠men¬≠to da Fun¬≠da√ß√£o, que pode ser aces¬≠sa¬≠do pela Inter¬≠net: https://prosangue.hubglobe.com/entrar.

Medi­das de segu­rança

A doação de sangue con­tin­ua sendo segu­ra e os pos­tos de cole­ta não ofer­e­cem riscos aos doadores. Medi­das caute­lares estão sendo ado­tadas, de modo a preser­var os can­didatos.

Para doar, bas¬≠ta estar em boas condi√ß√Ķes de sa√ļde e ali¬≠men¬≠ta¬≠do, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, con¬≠sul¬≠tar site da Pr√≥-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar doc¬≠u¬≠men¬≠to de iden¬≠ti¬≠dade orig¬≠i¬≠nal com foto recente, que per¬≠mi¬≠ta a iden¬≠ti¬≠fi¬≠ca√ß√£o do can¬≠dida¬≠to.

Recomen­da-se tam­bém evi­tar ali­men­tos gor­durosos nas qua­tro horas que ante­ce­dem à doação e, no caso de bebidas alcoóli­cas, 12 horas antes. Se a pes­soa estiv­er com gripe ou res­fri­a­do, não deve doar tem­po­rari­a­mente. Mes­mo que ten­ha se recu­per­a­do, deve aguardar uma sem­ana para que este­ja nova­mente apta à doação.

Vale lem¬≠brar que o coro¬≠n¬≠av√≠rus foi inclu√≠¬≠do nos crit√©rios de triagem e pode traz¬≠er alguns imped¬≠i¬≠men¬≠tos para as pes¬≠soas que via¬≠jaram para o exte¬≠ri¬≠or ou tiver¬≠am algum con¬≠ta¬≠to com a doen√ßa (no site da Pr√≥-Sangue √© pos¬≠s√≠v¬≠el se infor¬≠mar das condi√ß√Ķes para doa√ß√£o em rela√ß√£o a essa infec√ß√£o).

No mais, out­ros imped­i­men­tos poderão ser iden­ti­fi­ca­dos durante a entre­vista de triagem, no dia da doação. Para tan­to, bas­ta aces­sar o site da Pró-Sangue e con­sul­tar os pré-req­ui­si­tos bási­cos para doar. Como dica, a sug­estão é doar durante a sem­ana, de segun­da a sex­ta-feira, pois o tem­po de espera no atendi­men­to é menor.

Para hor√°rio de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to dos pos¬≠tos de cole¬≠ta, acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Al√ī Pr√≥-Sangue (11 4573‚Äď7800).

PUBLICIDADE