PUBLICIDADE

7.0 - MANUALsa√ļde

Dentes sensíveis transformam o prazer de comer em tortura

Tomar um sorvete no ver√£o, ou saborear um chocolate quente no inverno e at√© mesmo aquele doce que deixa todo mundo com √°gua na boca pode ser uma tortura para 35% da popula√ß√£o mundial. Ao coloc√°-los na boca, vem aquela dor aguda que incomoda ‚Äď e muito. A chamada hipersensibilidade dentin√°ria, popularmente conhecida como dentes sens√≠veis, √© provocada pelo desgaste do esmalte dos dentes. Com a superf√≠cie reduzida, a dentina, localizada logo abaixo, √© exposta e fica desprotegida, deixando os dentes mais sens√≠veis. Mas, por que isso acontece?

Segundo o cirurgi√£o dentista e especialista em ortodontia Nayo Hernandes, a escova√ß√£o incorreta √© um dos principais fatores que causam a redu√ß√£o do esmalte dental. “O uso de escovas com cerdas muito duras e de cremes dentais muito abrasivos, aliado ao uso de for√ßa excessiva na hora de escovar os dentes, podem levar ao surgimento do problema”, explica.

Pessoas que sofrem de refluxo g√°strico ou que exageram na ingest√£o de alimentos ricos em a√ß√ļcar e refrigerantes tamb√©m podem ser v√≠timas do inc√īmodo. At√© mesmo o clareamento dental pode provocar aquela pontada aguda. “Esse tratamento aumenta temporariamente a abertura dos t√ļbulos da dentina, por isso deve sempre ser feito sob a supervis√£o do cirurgi√£o dentista”, alerta.

Apesar da maior ocorrência de casos ser registrada entre os adultos, as crianças também podem ser atingidas. Isso acontece quando elas têm uma alimentação inadequada, principalmente com o consumo exagerado de bebidas ácidas, como refrigerantes e sucos cítricos.

Por isso, Hernandes refor√ßa a import√Ęncia de uma boa higieniza√ß√£o para garantir a sa√ļde bucal. “Pessoas que negligenciam o uso do fio dental e uma boa escova√ß√£o est√£o mais sujeitas a c√°ries e doen√ßas periodontais. Uma boa higieniza√ß√£o remove a placa bacteriana. Se ela ficar acumulada e em contato com a gengiva, pode causar uma inflama√ß√£o que culmina com a retra√ß√£o gengival e a exposi√ß√£o das ra√≠zes e, consequentemente, o aumento da sensibilidade dos dentes.”

Tratamento

A boa notícia é que existe tratamento para dentes sensíveis. Por isso, se a dor for constante, o paciente deve procurar imediatamente o dentista de sua confiança para que o profissional faça um diagnóstico.

Segundo Hernandes, o tratamento no consult√≥rio pode ser feito com subst√Ęncias que estimulam a produ√ß√£o de dentina reparativa e/ou escler√≥tica. Entre as op√ß√Ķes dispon√≠veis est√£o a aplica√ß√£o de vernizes cavit√°rios, fluoreto de s√≥dio e laser. Outra op√ß√£o √© o uso de cremes dentais espec√≠ficos para reduzir a sensibilidade dos dentes. “J√° existem estudos que comprovam a efici√™ncia desses produtos. Eles obstruem os t√ļbulos dentin√°rios, criando uma barreira imperme√°vel devido a sua afinidade com tecidos calcificados. Com isso, estimulam a forma√ß√£o de dentina reparativa e reduzem a sensibilidade”, comenta o cirurgi√£o dentista.

Prevenção

Outra boa notícia é que a hipersensibilidade dentinária pode ser prevenida. Para isso, é recomendado o uso de escovas com cerdas ultra macias e de cremes dentais especialmente formulados para ajudar na prevenção. Além disso, é preciso atenção redobrada na escovação: nada de movimentos agressivos que podem afetar o esmalte dos dentes ou retrair a gengiva.

√Č preciso tamb√©m ficar atento √† alimenta√ß√£o, com a ado√ß√£o de uma dieta menos √°cida. Os refrigerantes, as frutas c√≠tricas (como abacaxi e laranja), vinagre, vinhos e at√© mesmo os iogurtes devem ser consumidos com modera√ß√£o e, se poss√≠vel, evitados, pois o esmalte oferece pouca resist√™ncia √† a√ß√£o √°cida desses alimentos. “Ap√≥s a ingest√£o, √© indicado esperar 30 minutos para dar in√≠cio √† higieniza√ß√£o bucal. Isso porque os √°cidos podem reagir com o creme dental e provocar o aumento da sensibilidade dos dentes”, ensina Hernandes.

Foto: iStock

PUBLICIDADE