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Defensoria terá atendimento online para facilitar acesso ao órgão

A Defensoria P√ļblica do Rio de Janeiro (DPRJ) lan√ßa na quarta-feira (14) o aplicativo Defensoria RJ, uma ferramenta que permitir√° que as pessoas que buscam justi√ßa gratuita ou que j√° s√£o assistidas pela institui√ß√£o possam ter acesso direto ao √≥rg√£o.

O defensor p√ļblico-geral, Rodrigo Pacheco, destacou que o atendimento remoto, exigido pela pandemia do novo coronav√≠rus, mostrou ser um instrumento eficaz.

‚ÄúAgora, com o aplicativo, ser√° poss√≠vel manter um modelo h√≠brido, em que apenas em casos especiais e com agendamento pr√©vio ser√° necess√°rio que o usu√°rio dos nossos servi√ßos se desloque a um de nossos endere√ßos‚ÄĚ. Para o defensor p√ļblico, o aplicativo ser√° uma ferramenta fundamental para facilitar o acesso de todos √† assist√™ncia jur√≠dica gratuita e integral.

Por meio do aplicativo, poder√£o ser feitos agendamentos, atendimentos remotos e presenciais, encaminhamento de documenta√ß√Ķes, consulta e informa√ß√£o sobre processos, entre outros. Segundo a assessoria de imprensa o √≥rg√£o, somente atendimentos urgentes ser√£o feitos ainda presencialmente.

Cadastramento

A partir da instala√ß√£o do aplicativo no celular, as pessoas devem cadastrar nome, n√ļmero do Cadastro de Pessoa F√≠sica (CPF), email, endere√ßo e criar uma senha de acesso. Posteriormente, o assistido dever√° comprovar identidade, enviando foto e documento de identifica√ß√£o, como a carteira de identidade¬† ou a carteira de motorista. As informa√ß√Ķes de quem j√° tiver sido atendido pela Defensoria ser√£o preenchidas automaticamente pelo banco de dados do √≥rg√£o.

A pessoa ser√° direcionada para as tr√™s op√ß√Ķes que mais se encaixam no perfil da demanda apresentada. Se nenhuma dessas for a √°rea procurada, ela poder√° escolher entre as demais op√ß√Ķes de atendimento e dizer se prefere seguir com atendimento remoto ou presencial. A valida√ß√£o de documentos e as respostas estar√£o a cargo de defensores e servidores que ter√£o, atrav√©s do Sistema Verde, integrado com o aplicativo, acesso total aos casos reportados.

A Defensoria acredita que o mecanismo facilitar√° o acompanhamento e a resposta das demandas encaminhadas. Segundo o defensor p√ļblico, a ideia n√£o √© substituir, mas agregar o aplicativo ao telefone da Central de Relacionamento com o Cidad√£o (CRC), que atende pelo n√ļmero 129, facilitando, dessa forma, o contato dos assistidos com o √≥rg√£o.

Edição: Maria Claudia/AB

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