PUBLICIDADE

brasil

Cristo Redentor iluminado nas cores do evento mundial “Economia de Francisco”

Neste sábado (21) às 19h, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado nas cores do evento mundial “Economia de Francisco” (EoF), verde oliva, marrom claro e amarelo. Trata-se de um encontro online de jovens do mundo inteiro, entre 19 e 21 de novembro, em referência a São Francisco, o Pobrezinho de Assis, que, no século XIII, deixou a fortuna para abraçar a igualdade e a natureza. O evento em Assis será realizado em live streaming no portal francescoeconomy.org , e o Papa Francisco participará virtualmente.

A iniciativa foi desenvolvida a partir do convite que o Santo Padre enviou no dia 1º de maio de 2019, por ocasião da festa de São José Operário, a jovens economistas, estudantes e empresários do mundo inteiro. Na carta-convite, o Papa Francisco explica que Assis é o lugar apropriado para inspirar uma nova economia, pois foi ali que Francisco se despojou de tudo relativo ao mundo para escolher Deus como bússola da sua vida, tornando-se pobre com os pobres e irmão de todos. A decisão de abraçar a pobreza também deu origem a uma visão econômica que permanece atual.

O Papa Francisco, então, convida os jovens a fazer um pacto, no espírito de São Francisco, a fim de que a economia seja mais justa, fraterna, sustentável e com um novo protagonismo de quem hoje é excluído, com a construção de novos caminhos buscando a solução dos problemas estruturais da economia mundial. Para isso, afirma que é preciso questionar as “leis” econômicas que produzem desigualdade e exclusão, compreender que elas são fruto de decisões políticas e que, portanto, podem ser questionadas e transformadas.

O evento terá a participação de alguns especialistas convidados por Francisco para assessorar o encontro (confira a programação: https://francescoeconomy.org/event-programme/). Ao todo, são 2000 participantes de 120 países inscritos, divididos em 12 vilas temáticas e mais de 60 grupos (hubs) de criação e debate de ideias inovadoras. O Santuário Cristo Redentor está presente no evento mundial com a participação do gestor de inovação do Santuário Henrique Sengès, que faz parte das vilas “Vocação & Lucro”, “Trabalho & Cuidado” e “Energia & Pobreza”. “A Economy of Francesco é, mais que uma convocação do Santo Padre, um chamado à própria inovação, à reinvenção. Todos nós, seres humanos, como filhos e filhas de Deus, somos chamados a cuidar da criação, como diz o Papa em sua Encíclica ‘Laudato Si’, documento fundamental dentro da EoF. Não podemos negligenciar tamanha responsabilidade de transformar nosso modo de pensar, agir, produzir e consumir de um modo mais inclusivo e igualitário, deixando exemplos concretos para a atual e as futuras gerações. Essa oportunidade, compartilhada entre nós, jovens, pode significar a realização daquilo uma vez sonhado pelo Santo de Assis”, destaca Henrique Sengès.

“O Santuário Cristo Redentor do Corcovado segue o paradigma do Papa Francisco, pautando sua governança em conformidade com a justiça e o desenvolvimento sustentável”, afirma o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE