O Dia dos Pais é uma das mais importantes datas comerciais para os varejistas brasileiros e, em 2018, não foi diferente. Segundo a Boa Vista SCPC, as vendas do comércio na data cresceram 2,8% em 2018 quando comparadas a 2017. O crescimento nas vendas nesta data ocorre após três anos de quedas observadas desde 2015.
Os brasileiros saíram às compras e a maioria deles (52%) utilizou lojas físicas de rua. Em questão de múltipla escolha, 49% ainda afirmaram que fizeram suas compras em shoppings. Somente 10% decidiram entrar em uma loja virtual de uma marca específica para adquirir o presente e 15% acessaram alguma loja virtual de produtos diversos, segundo pesquisa da Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda. O estudo foi feito com 484 pessoas no próprio dia 12 de agosto, data em que o Dia dos Pais foi comemorado em 2018.
Outra característica observada na pesquisa é que grande parte das pessoas (54%), gastou entre R$ 1 e R$ 100 com presentes. A maior parte dessas pessoas também decidiu com antes o que iria comprar para seu pai/figura paterna, com 61% delas dizendo que adquiriu o presente com antecedência de um mês a uma semana, e somente 16% delas compraram no dia anterior ou no mesmo dia. Além disso, 73% das pessoas já sabiam o que queriam antes de entrar na loja.
O estudo também revelou que 58% das pessoas aproveitaram a compra do presente de dia dos pais para adquirir outra coisa para si mesma ou uma pessoa diferente em um ato não-planejado. Nessa compra, 78% das pessoas afirmaram que gastaram entre R$ 1 e R$ 100.