Ainda sem nome, uma nova subcepa do coronavírus está tirando o sono dos cientistas da Inglaterra, que temem o ressurgimento de um sombrio quadro de expansão da doença em poucas semanas, segundo o site inglês Mirror.
Denominada ‘BA.6′, a subcepa possui alto grau de mutação e disseminação, maior do que a subvariante Omicron, que possui características semelhantes.
De acordo com a reportagem do Mirror, até agora a BA.6 foi encontrada apenas na Dinamarca e Israel, e sua capacidade de mutação é classificada pelos especialistas como “espantosa”.
“Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras”, disse Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, em seu Twitter.
Trisha é uma das pesquisadoras que estão defendendo o retorno obrigatório do uso de máscaras para prevenir uma nova onda mundial da doença.
A professora Christina Pagel, matemática da University College London que é membro titular do grupo Independente SAGE, também admitiu que a nova variante possui muitas mutações novas e a torna diferente das cepas Omicron anteriores e que possui potencial para causar uma grande onda de contaminação, mas também disse que “é muito, muito cedo” para tirar uma conclusão final sobre os riscos da nova variante.
SINTOMAS
Os principais sintomas da covid-19 identificados até agora são febre alta, tremores incontroláveis, tosse continua, perda de olfato ou paladar, falta de ar, sensação de cansaço e exaustão, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, diarreia e sensação de enjôo ou mal estar.