O investimento em consórcio tem ganhado força em Curitiba. No terceiro trimestre deste ano, a modalidade de consórcio de serviços registrou crescimento de 260%, seguido pelo de imóveis (23%) e motocicletas (11%), segundo levantamento realizado pelo Consórcio Araucária que opera na comercialização de grupos de consórcio nos segmentos de automóveis, caminhões, motocicletas, imóveis e serviços. O grupo é associado à BR Consórcios, que atende a população curitibana.
De acordo com Alecsander Daré, gerente regional do Consórcio Araucária, a explicação para o aumento está na flexibilidade e na possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros praticados pelo financiamento tradicional oferecida pela modalidade. “No consórcio de serviços não é feita a exigência de garantia real para utilização do crédito contemplado, desde que cumpridos alguns requisitos. Essa facilidade tem atraído um número maior de interessados, que pretendem utilizar o valor, quando contemplados, para realizar uma viagem, reforma da casa, cursos no exterior, formatura e até cirurgia estética”, explica.
Na avaliação do executivo, os números positivos de consórcios têm sido um importante termômetro de esperança para a economia brasileira nos últimos anos. “Os dados reforçam que o consumidor está optando por mais segurança e estabilidade financeira e mostram o interesse por produtos diferenciados, analisa.
Daré explica que são várias as opções e vantagens do consórcio de serviços, a começar pelo crédito, que varia de R$ 8 mil a 16 mil, no prazo de 36 meses. “O consumidor pode fazer o parcelamento integral do valor, sem necessidade de entrada”, afirma.
Como funciona o consórcio
O executivo explica que o consórcio, no geral, é composto de taxa de administração (custo operacional para a administradora administrar os grupos, formação de assembleias, entrega de bens, entre outras atividades), fundo de reserva (utilizado para suprir a inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobre morte ou invalidez permanente do consorciado). Os grupos de consórcios reúnem pessoas físicas ou jurídicas, promovidas exclusivamente por uma administradora credenciada pelo Banco Central, com prazo de duração previamente estabelecido, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.
O consorciado pode ser contemplado antes de terminar de pagar o valor da sua carta de crédito e continuar a pagar o seu plano com o seu crédito em mãos. Nos sorteios, ele só vai concorrer com aqueles participantes que pagam suas parcelas em dia, o que aumentam ainda mais sua chance. Ele pode concorrer por sorteio ou por lance, caso tenha alguma quantia guardada e queira antecipar a retirada do seu crédito. Se o lance do consorciado for um dos maiores do seu grupo, ele leva o credito. Se não for, pode ofertá-lo novamente nas próximas reuniões.
Foto: Divulgação