Um dos principais desafios do trade marketing no varejo é ter a execução de processos acertados com as matrizes, serem realizadas pelas filiais. De acordo com dados da SA Varejo, entre 30% a 45% dos acordos acertados com a matriz não são cumpridos pelas lojas, assim como 83% dos pedidos feitos à indústria chegam atrasados. Diante deste cenário, a tecnologia pode auxiliar essa execução, facilitando que esses processos sejam realizados, assim como comprovar e ter o resultado dessas ações.
A dificuldade de comprovar a execução dos acordos acarreta em perda de verba da campanha promocional. Basicamente, se o varejista não consegue comprovar para o seu parceiro que executou o acordo corretamente, ele se sente no direito de não pagar. Segundo pesquisa da Nielsen, as ações para aumentar vendas no trade têm 58% mais resultados do que ações na mídia, que aparecem com 42%. Por isso, as marcas ressaltam a necessidade de realizar e acompanhar essas ações de forma eficaz.
Segundo Guilherme Werneck, CEO do Moki, o software entrega ao varejista os checklists montados automaticamente por unidade, respeitando os acordos específicos de cada uma delas, o que já facilita a comprovação da execução dos mesmos.
“Você comprova a execução com fotos e se ela não puder ser feita, o Moki pede uma justificativa e pode ser criado um plano de ação para contornar a situação. Essas informações são compiladas em uma tabela que mostra quais acordos foram e quais não foram executados, e ao final, o cliente pode exportar essas informações e as fotos em um PPT e enviá-lo diretamente ao parceiro, comprovando assim que o acordo foi realizado”, explica Werneck.
Além disso, há um alerta para o alto índice de ruptura nos pedidos entregues pela indústria e varejo, que acontece pela falta de comunicação entre grandes redes, pois cada loja tem um tamanho e características diferentes.
“Conseguimos abastecer a loja com mais precisão, já que o trade controla os acordos comerciais de cada unidade, assim, os gestores sabem exatamente quais produtos devem ter no estoque, facilitando o envio de informações e comunicação entre as partes”, pontua Guilherme Werneck.
Analisar os dados para traçar ações mais adequadas para cada cliente, também é um dos desafios do trade marketing.
“O sistema oferece diversos relatórios e tabelas dinâmicas que permitem que o cliente faça análises com os critérios que forem necessários para traçar as estratégias de campanha, assim como resultado das execuções”, finaliza.