A SP Negócios, em parceria com a Abinee, Apex-Brasil e outras instituições realiza seminário com palestrantes do governo, da academia e do setor privado para discutir os desafios da competitividade para as empresas exportadoras
Empresários paulistanos terão a chance de ouvir profissionais experientes em comércio exterior e trocar informações e conhecimento com eles nesta quarta-feira (28/08), no seminário “Desafios para Ampliar Competitividade das Empresas Exportadoras no Mercado Internacional”, realizado pela SP Negócios e pela Abinee.
O objetivo do evento é disseminar conhecimento que possa auxiliar as empresas que já exportam ou querem começar a se internacionalizar a melhorar sua competitividade para poderem acessar o mercado externo. O seminário é uma parceria da SP Negócios, a agência de atração de investimentos e promoção de exportações do Município de São Paulo, com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), e tem o apoio da Apex-Brasil, Abcasa, Abit, Abiesv, Abimóvel, CECIEx, Built by Brazil, entre outros.
O presidente da SP Negócios, Juan Quirós, assinala a importância do evento: “As empresas brasileiras têm produtos e serviços de qualidade para acessar qualquer mercado no mundo. Precisam de mais competitividade em inteligência de negócios, acesso a mercados, marketing e embalagens, por exemplo”, afirma Quirós.
Na abertura do evento, a SP Negócios e a Abinee vão assinar um Acordo de Cooperação Técnica para capacitação de empresas do setor para exportação. Além disso, as duas trabalharão em conjunto para atrair investimentos estrangeiros para o setor elétrico eletrônico em São Paulo.
Programação
Em seguida à abertura, Roberto Escoto, gerente de investimentos da APEX-Brasil, participará da sessão especial e falará sobre o “Impacto dos investimentos estrangeiros nas exportações brasileiras”. Depois os empresários ouvirão o secretário-especial adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet, que dará uma visão atualizada das políticas de fomento à produtividade e competitividade da indústria brasileira.
Diego Coelho, coordenador do Observatório de Multinacionais da ESPM, falará sobre as perspectivas de maior inserção do Brasil nos fluxos globais de comércio. Em seguida, serão realizados três painéis: o primeiro deles, sobre capital humano, terá a presença de Jorge Carneiro, coordenador do OneMBA – Global Executive da FGV. Ele debaterá com os empresários Ricardo Nobel (Barthelemy), Sérgio Gonçalves (Chemyunion) e Camille Bianchi (Readymake Arquitetura).
O segundo painel, sobre estratégia competitiva, será com Cyntia Vilasboas Calixto, professora da FGV, Esther Schattan, da Ornare, Victor Nogueira, da Rojemac e Renato Nakatsubo, da Lorenzetti. Por fim, o painel 3, sobre diferencial competitivo por meio de marca, será com Mariana Suter, da University of Leeds UK.
Produtos exportáveis
Empresas participantes e apoiadoras do seminário vão expor, durante os intervalos, seus produtos, tais como pães de queijo, barras de cereais, chocolate, entre outros.
As inscrições para o seminário podem ser feitas aqui: http://bit.ly/2L03uA0