Se você é daqueles que engole o almoço sem mastigar direito, saiba que esse hábito pode estar dificultando o seu emagrecimento. É o que revela um novo estudo publicado no BMJ Open, que analisou uma série de hábitos alimentares e como eles podem estar relacionados ao ganho de peso.
Além da velocidade na qual as pessoas dão suas garfadas, os pesquisadores quiseram entender se os lanches após o jantar, comer duas horas antes de dormir e pular o café da manhã podem prejudicar o emagrecimento.
Para o estudo, os pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, examinaram dados de mais de 60 mil pacientes com diabetes. Entre 2008 e 2013, eles realizaram exames, incluindo análise do IMC (Índice de Massa Corporal), medições de circunferência da cintura e testes de sangue e urina.
Os participantes também responderam a um questionário de estilo de vida, que indagava sobre os hábitos de tabagismo, alimentação e sono dos participantes.
Os voluntários responderam, por exemplo, se comiam de maneira “rápida”, “normal” ou “lenta”; se regularmente jantavam até duas horas antes de dormir; se pulavam o café da manhã; e se costumavam lanchar após o jantar.
Em geral, aqueles que relataram se alimentar lentamente eram mais propensos a ser fisicamente saudáveis e ter um estilo de vida mais saudável.
Ao longo de seis anos, mais da metade das pessoas desacelerou a velocidade que comiam, e esta alteração correlacionou-se com uma diminuição nas medidas da cintura e no IMC.
Os que comeram em velocidade “normal” diminuíram 29% do risco de obesidade e os que passaram a comer lentamente reduziram em 42% a possibilidade de se tornarem obesos.
Comer até duras horas antes de ir dormir e fazer lanches após o jantar também estavam correlacionados a um IMC mais elevado. Os pesquisadores, no entanto, não encontraram uma relação entre pular o café da manhã e estar acima do peso.
Fonte: UOL