Vender é um dos principais objetivos de todas as empresas. Contudo, esse processo vem passando por uma série de modificações. Estamos no meio do furacão gerado pela grande revolução tecnológica, nas empresas, a área comercial é um dos que enfrentam mais novidades – seja para o bem, seja para o mal.
Transações comerciais sempre passam por modificações, mas a que o mundo está enfrentando veio para ficar. Por esse motivo Luciano Giarrochi, CEO da Itibam deu cinco orientações para se adequar a realidade:
• Crie processos na área comercial. Muitas atuavam de forma empírica, hoje, as empresas estão se preocupando muito mais com esse tema, planejando, criando e implementando processos comerciais, com o objetivo de padronizar as atividades e permitir que tudo seja mapeado e melhorado constantemente.
• Se adeque às novas tecnologias e novos termos – a internet veio para revolucionar as vendas, assim, se atente a esse mercado. Também ganharam força termologias diferentes, relacionadas às vendas. Dentre elas, se destaca ferramentas de automação de fluxo de prospecção, softwares para gestão comercial, plataformas etc.
• Garanta uma boa experiência de compra. Proporcionar bons sentimentos para um cliente é fundamental para o sucesso de uma operação. Exemplo é que existe uma preocupação muito grande em executar uma venda consultiva, mas a realidade é que pouca gente realmente sabe o que é isso.
• Capacite seu vendedor – para uma boa venda, o que potencializa resultados é o quanto o vendedor entende do negócio do cliente e o quanto ele consegue extrair e entender sobre a sua realidade, suas dores, suas necessidades e como o produto ou serviço pode resolver e ajudar, como um remédio para tais dores.