A pedido do PayPal, serviço de pagamento online com 254 milhões de contas ativas, a Big Data Corp., que opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, monitorou, pelo quarto ano consecutivo, o e-commerce em todo o Brasil nas quatro semanas que antecederam a Black Friday.
Segundo levantamento, mais de 96% dos e-commerces brasileiros (que, hoje, contam com mais de 700 mil lojas virtuais) aderiram à febre de promoções online no intervalo de quatro semanas pré-Black Friday. Entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, a adesão foi de praticamente 100% na Black Friday (com margem de erro de 1%). Entre os pequenos, com menos de 10 mil acessos mensais, ela bateu os 90%.
O levantamento mostra que o número de promoções foi maior do que em 2017, exclusivamente, na data comercial. No dia 23 de novembro, os descontos dispararam e atingiram o pico médio de 26,7%, contra 13,7% no ano passado. Segundo Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, o comércio resolveu chamar mais a atenção dos consumidores nesta Black Friday, do que na do ano passado. “Os descontos foram maiores, fazendo eco com um certo otimismo em relação à economia do País. A exemplo das últimas pesquisas, os consumidores aproveitaram a data para antecipar algumas compras de Natal”, revela.
Entre os produtos que obtiveram mais descontos, segundo a pesquisa da Big Data Corp., o destaque foi para DVDs e outros vídeos (63,7%), seguidos por e-books (36,5%), papelaria (32,8%), instrumentos musicais (31,7%) e celulares/smartphones (31,2%, contra 20,3% em 2017). Este ano, 66,9% das lojas online começaram a “falar” sobre a Black Friday mais de um mês antes da data – em 2017, esse índice foi de 64%.
No geral, o índice de adesão subiu ligeiramente em relação a 2017. Este ano, três semanas antes da data, 80,3% dos e-commerces já haviam aderido à Black Friday (em 2017, o índice foi de 77,5%); e até duas semanas antes da data, 85,2% (em 2017, eram 83%; e, em 2016, 46,8%).
Já no dia da Black Friday, perto de 100% dos e-commerces pesquisados haviam aderido à data este ano – mesmo índice de 2017. Em 2016, foram 92,6% os e-commerces que aderiram à Black Friday; em 2015, 89,4%.
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