PUBLICIDADE

brasil

Barragem Barão de Cocais: simulação de evacuação deve abranger 6 mil moradores

 

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Google Maps) 

Em fun√ß√£o de auditor independente ter informado a condi√ß√£o cr√≠tica de estabilidade da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Bar√£o de Cocais (MG), na √ļltima sexta-feira (22), a mineradora vale acionou o Plano de A√ß√£o de Emerg√™ncia de Barragens de Minera√ß√£o (PAEBM) e iniciar√°, hoje (25), simulado de evacua√ß√£o dos moradores da Zona de Seguran√ßa Secund√°ria (ZSS) de Bar√£o de Cocais.

O simulado está marcado para às 16 horas, com duração de 30 a 40 minutos, e terá participação da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que o treinamento tenha a participação de aproximadamente 6 mil moradores, que residem em cerca de 3 mil imóveis.

Foram criados sete pontos de encontro para que as pessoas residentes dentro da ZSS possam se deslocar a p√© – os moradores ter√£o suporte para se informar sobre edifica√ß√Ķes que est√£o ou n√£o na √°rea de risco.

Após o simulado, será feito o acolhimento das pessoas por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, policiais e bombeiros. Os moradores serão cadastrados e estarão liberados para voltar para suas casas depois do treinamento.

A Prefeitura decretou feriado municipal, para que o comércio não funcione, permitindo que o máximo de moradores da região possam participar do simulado. Para garantir a segurança, além de um efetivo extra, haverá o apoio de uma aeronave da Polícia Militar.

Foram distribu√≠dos 5 mil panfletos com informa√ß√Ķes sobre a localiza√ß√£o dos pontos de encontro e ¬†8 mil panfletos com o mapa da cidade, detalhando a mancha de inunda√ß√£o e trazendo instru√ß√Ķes de emerg√™ncia. A mineradora tamb√©m far√° a instala√ß√£o de 1,4 mil placas para sinalizar rotas de fuga e pontos de encontro.

Al√©m dessas medidas, est√£o sendo realizados an√ļncios na r√°dio local sobre a eleva√ß√£o da barragem Sul Superior para o n√≠vel 3, com informa√ß√Ķes sobre as reuni√Ķes preparat√≥rias para o simulado, e a produ√ß√£o de 100 cartazes para serem fixados em pontos estrat√©gicos da cidade, como escolas, supermercados e √≥rg√£os do poder p√ļblico, informando sobre os pontos de encontro.