PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Autoconhecimento é a chave do sucesso do líder

A psic√≥loga J√©ssica Piovan traz um assunto que √© de fundamental import√Ęncia para qualquer l√≠der ter sucesso no seu neg√≥cio. O l√≠der conhece todo o processo da empresa, busca aprimorar os resultados, reduzir os custos com base no seu conhecimento e sempre esta atento as inova√ß√Ķes do mercado para melhorar ainda mais os resultados e o que em muitas situa√ß√Ķes fica faltando √© o l√≠der conhecer a si mesmo.

O autoconhecimento √© fundamental para que o l√≠der saiba quais situa√ß√Ķes e/ou emo√ß√Ķes s√£o respons√°veis por motivar ou limitar. E consecutivamente aprimorar os seus resultados e da equipe.

O autoconhecimento do líder acaba ampliando a sua capacidade de entendimento de quem ele é e em como ele pode atuar com a sua equipe. A partir do momento que ele se conhece e compreende a suas potencialidades ele passa a ter um novo olhar em relação a diversidade da equipe.

Sun Tzu em A arte da Guerra diz que “Se voc√™ conhece o inimigo e conhece a si mesmo, n√£o precisar√° temer o resultado de cem batalhas. Se voc√™ se conhece mas n√£o conhece o inimigo, para cada vit√≥ria ganha sofrer√° tamb√©m uma derrota. Se voc√™ n√£o conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perder√° todas as batalhas”.

Podemos aplicar a citação do livro para a experiência que o líder vivência diariamente com a sua equipe apenas modificando a palavra inimigo e colocando no lugar a palavra equipe e vamos trabalhar cada trecho para que você saiba como é fundamental o autoconhecimento quando se é líder.

Se voc√™ conhece a sua equipe e conhece a si mesmo, n√£o precisa temer o resultado de cem batalhas. O autoconhecimento do l√≠der influencia para entender a import√Ęncia de cada membro, avaliar as caracter√≠sticas individuais, entender como √© poss√≠vel aproveitar as potencialidade de cada pessoa aliadas com as potencialidades do l√≠der e integrar toda o departamento para que seja poss√≠vel atingir os melhores resultados ou como disse a cita√ß√£o ‚Äėn√£o temer o resultado de cem batalhas‚Äė.

Se você se conhece mas não conhece sua equipe, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. O autoconhecimento do líder é fundamental, mas além disso é necessário conhecer a sua equipe e trabalhar a potencialidade de cada membro para que os resultados sejam satisfatórios para todos. As diferenças são fundamentais para que se tenha uma equipe que cada membro seja completar ao outro e juntos possam melhorar os resultados. Por isso é necessário que o líder conhece a si mesmo e conheça cada pessoa da sua equipe para não viver uma rotina e vitórias e fracassos.

Por isso vale refor√ßar a frase que criamos para explicar como √© fundamental o autoconhecimento quando se √© l√≠der. “Se voc√™ conhece a equipe e conhece a si mesmo, n√£o precisar√° temer o resultado de cem batalhas. Se voc√™ se conhece mas n√£o conhece a equipe, para cada vit√≥ria ganha sofrer√° tamb√©m uma derrota. Se voc√™ n√£o conhece nem a equipe e nem a si mesmo, perder√° todas as batalhas”.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE