Os consumidores brasileiros estão mais confiantes para comprar online este ano. O levantamento feito por uma empresa de segurança digital comprova que houve crescimento nominal de 23% nas compras online em relação ao mesmo período do ano anterior.
O aumento é significativamente superior ao registrado em 2018 – na época, o volume de compras apresentou incremento de 5% em relação a 2017. “Esse é um sinal positivo neste início do ano. Apesar da lenta retomada econômica no país, o consumidor está mais familiarizado com as compras online e já busca adquirir itens na web que vão além de suas necessidades básicas”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Durante o período, houve aumento de 36% no volume de consumidores únicos, de acordo com levantamento feito com base em CPFs distintos que tenham realizado compras ao menos uma vez no período, atingindo a marca de 12,9 milhões. O valor gasto também registrou aumento de 14% no período, passando de R$ 1.036,20 para R$ 1.180,00. Em média, os consumidores realizaram 3 compras no trimestre.
Entre as categorias analisadas, todas cresceram de maneira conservadora, sendo Moda e Acessórios responsável pelo principal aumento registrado no período, com 1,4 ponto percentual. Em contrapartida, o segmento de Telefonia teve queda de 2,3 no primeiro trimestre. “O smartphone tornou-se um ativo praticamente indispensável em nossas vidas, ganhando também cada vez mais relevância para as compras online. Por isso, consumidores estão investindo em aparelhos cada vez mais rápidos e modernos, o que ajudou no aumento de 25% do tíquete médio para esta categoria no período.”, completa Dias.