PUBLICIDADE

3.0 - NEGÓCIOS

As vantagens e desvantagens de se adiantar o valor do FGTS inativo

Para muitos brasileiros o valor a ser pago referente ao FGTS inativo pode significar a oportunidade de liquidar dívidas pendentes e livrar-se de uma inadimplência, porém, de acordo com Francisco Arrighi, diretor de uma empresa de consultoria, estar atento aos juros e colocar na ponta do lápis todos os prós e contras de se adiantar o valor é a melhor maneira de analisar os benefícios, ou não.

Os saques referentes ao FGTS inativo que já estão sendo liberados, e variam de acordo com a data de nascimento de cada beneficiário, contemplando nesta primeira remessa os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro. O último lote, que está programa para ser liberado no dia 14 de julho, contemplará os aniversariantes do mês de dezembro.

Diante da possibilidade de “adiantamento” do valor por meio de Instituições Financeiras, Arrighi dá dicas importantes sobre as vantagens de desvantagens para que a decisão não traga futuros prejuízos. Confira:

Vantagem

Beneficiários endividados: O adiantamento é uma ótima opção para sanar dívidas atrasadas, como as de cartões de crédito ou créditos especiais em bancos, já que normalmente os juros nessas transações costumam ultrapassar a casa dos 9% ao mês. Neste caso haverá um enorme ganho por parte do beneficiário. Outra opção é adiantar o valor para a aquisição de algo que não pode ser adiado, caso contrário, o melhor mesmo é esperar a data preestabelecida pelo Governo.

Desvantagem

Em média, os juros referentes aos empréstimos estão sujeitos a variações de 2% a 4% ao mês, portanto, quando os juros de uma dívida estão aquém desta porcentagem, ou se a pessoa estiver em dia com suas contas, o valor apenas representará a aquisição de uma dívida.

“Vale ressaltar que aqueles que não necessitam do dinheiro devem aguardar a data correspondente, sacá-lo e reaplicá-lo em uma taxa mais rentável, já que atualmente a taxa paga no FGTS é de 3% ao ano, enquanto a própria poupança rende 6% e outras aplicações, como tesouro direto, vem dando 8,9% ao ano, portanto é vantajoso o saque e a aplicação”, explica Arrighi.

FIQUE ATENTO!

Tome muito cuidado quando chegar a sua hora de sacar o valor referente ao FGTS inativo, os funcionários responsáveis pelo atendimento receberam treinamentos para oferecerem diversas vantagens em compra de seguros de vida e títulos de capitalização, e como estes recebem comissões pelas vendas, são demasiadamente persuasivos.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE