PUBLICIDADE

brasil

Artista norte-americano se desculpa com Gilberto Gil ap√≥s uso indevido de m√ļsica do cantor

Assumiu o erro, mas…! Nesta semana o¬†rapper¬†norte-americano Tyler,¬†The Creator¬†telefonou para o cantor Gilberto Gil para se desculpar pelo uso indevido da m√ļsica¬†Duplo Sentido¬†na nova campanha publicit√°ria de sua marca de artigos de luxo,¬†GOLF¬†Le Fleur. O t√≥pico gerou repercuss√£o negativa pelas redes sociais, j√° que o americano n√£o havia negociado os direitos autorais da can√ß√£o do tropicalista antes de utiliz√°-la.

A situação teve início no começo de dezembro de 2023, quando o rapper lançou uma campanha da marca com a faixa composta pelo cantor brasileiro. A peça publicitária tem pouco mais de quatro minutos com detalhes da nova coleção da grife, porém não traz qualquer menção a Gil ou para a cantora Tetê da Bahia, também presente na produção original.

Segundo o jornal Globo, a assessoria de Gilberto Gil disse que a editora Sony Publishing irá exigir uma reparação financeira, já que a campanha está há muitos dias no ar. Já Tyler reconheceu o erro, se declarou fã de Gil e garantiu que contatou pessoas em Los Angeles, nos Estados Unidos, para tentarem resolver o imbróglio.

Através do Instagram, nesta quarta-feira, dia 13, a equipe de Gil ressaltou que, mesmo com o reconhecimento do erro por parte do norte-americano, o vídeo com a campanha publicitária segue disponível nas plataformas digitais o que a equipe considera algo grave.

O rapper americano Tyler, tamb√©m conhecido como¬†Tyler,¬†The Creator pelo estilo inovador e criativo que j√° lhe rendeu ao menos dois¬†Grammys¬†e um Video Music Awards¬†e seu ingresso como empres√°rio do mundo da moda, escolheu a m√ļsica¬†Duplo Sentido, de autoria de Gilberto Gil, para impulsionar a campanha de sua linha de artigos de luxo¬†GOLF Le Fleur.¬†O v√≠deo¬†Season 2 Golf Le Fleur¬†foi lan√ßado na semana passada e viralizou nas redes sociais do mundo todo, mas n√£o contou com a autoriz√ß√£o pr√©via de Gilberto Gil e tampouco da¬†Sony Publishing, que administra a obra do autor. O¬†rapper, que diz ser f√£ de Gilberto Gil, j√° ligou para ele para tentar resolver a quest√£o e pediu desculpas pelo uso da m√ļsica sem autoriza√ß√£o oficial.¬†O v√≠deo ainda n√£o sofreu¬†takedown¬†nas plataformas e continua dispon√≠vel, o que √© grave, declarou a equipe ao finalizar.

Abaixo, confira a nota oficial feita pela assessoria de Gilberto Gil, que compartilhou o comunicado acompanhado de capturas de tela da matéria feita pela Folha de S. Paulo, que cobriu o assunto.

Também por meio das redes sociais, a equipe de Gilberto Gil compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti, irmão do cantor Emicida, no qual ele fala sobre o caso:

Amo o querido¬†[Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma m√ļsica inteira do Gilberto Gil sem qualquer di√°logo pr√©vio e negocia√ß√£o de direitos autorais? N√£o d√° pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contr√°rio, a resolu√ß√£o seria amistosa. Isso n√£o √© valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo, afirmou Evandro.

Por Estrelando