PUBLICIDADE

eventos

Aeroporto do Gale√£o vira circuito tempor√°rio da Stock Car

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão-Tom Jobim se transforma hoje (9) e amanhã (10) em um circuito da Stock Car, principal competição de automobilismo brasileira. Apesar disso, o aeroporto continuará funcionando normalmente, já que apenas umas das pistas de pousos e decolagens, a 10/28, ficará fechada durante a competição.

Segundo a Riogale√£o, concession√°ria que administra o aeroporto, a 10/28 √© a maior pista de um aeroporto comercial no Brasil, com 4 quil√īmetros de extens√£o, e a √ļnica em concreto protendido do pa√≠s. O tra√ßado do circuito inclui ainda pistas de taxiamento de aeronaves.

A outra pista, 15/33, continuar√° sendo operada para os pousos e decolagens previstos para este fim de semana. ‚Äú√Č um momento hist√≥rico da primeira corrida da hist√≥ria do Brasil em um aeroporto‚ÄĚ, disse o CEO da Stock Car, Fernando Julianelli.

Stock Car

O GP do Gale√£o √© a terceira etapa das 12 previstas para este ano da Stock Car Pro Series, a categoria principal do esporte, que √© disputada por nomes como os vice-campe√Ķes mundiais de F√≥rmula 1 Felipe Massa e Rubens Barrichello, o campe√£o mundial de F√≥rmula Indy Tony Kanaan, e Cac√° Bueno, pentacampe√£o da Stock Car e piloto que batiza o circuito tempor√°rio.

Hoje est√£o previstos treinos e uma corrida de Stock Car Series, categoria voltada para jovens pilotos. As duas corridas da Pro Series ser√£o realizadas amanh√£.

H√° dez anos, uma corrida de Stock Car n√£o era realizada na cidade do Rio. O √ļltimo GP carioca foi no extinto Aut√≥dromo de Jacarepagu√°, em 2012, mesmo ano em que a pista foi desativada para a constru√ß√£o do Parque Ol√≠mpico da Barra da Tijuca, ou seja, o cora√ß√£o dos Jogos Ol√≠mpicos Rio 2016.

Desde ent√£o, o Rio de Janeiro n√£o tem um aut√≥dromo. Havia um projeto de cria√ß√£o de uma nova pista para competi√ß√Ķes automobil√≠sticas na floresta de Camboat√°, no sub√ļrbio carioca, mas a¬†prefeitura desistiu da ideia devido aos impactos ambientais que seriam provocados.

‚ÄúO aut√≥dromo foi destru√≠do e estamos h√° dez anos sem uma pista aqui no Rio. Todos aqui fizeram um esfor√ßo tremendo para trazer o automobilismo de volta para c√°‚ÄĚ, afirmou o piloto Cac√° Bueno.

Inauguração do circuito Cacá Bueno, onde será realizada a etapa do Rio de Janeiro da Stock Car, no aeroporpo internacional do Galeão.
Inaugura√ß√£o do circuito Cac√° Bueno, onde ser√° realizada a etapa do Rio de Janeiro da Stock Car, no aeroporto internacional do Gale√£o. –¬†T√Ęnia R√™go/Ag√™ncia Brasil

 

Edição: Nira Foster