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NEGÓCIOS

2017 chegou e, com ele, vários desafios em diversos setores da economia. O cenário, porém, oferece também oportunidades: de acordo com a pesquisa “O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento”, conduzida pela Affinion em parceria com a Oxford Brookes University, os brasileiros são um dos consumidores mais engajados do mundo.

O estudo traz, também, dicas importantes sobre como fidelizar os clientes, evitando que as empresas os percam ao longo do caminho. Com base no relatório, a Affinion destacou cinco passos para ajudar as marcas a conquistar os consumidores durante a jornada para o engajamento. Confira:

  • Certifique-se de ser percebido relevante pelo seu consumidor

De acordo com a pesquisa, um relacionamento forte e duradouro é criado quando uma empresa passa a fazer parte do dia-a-dia de um consumidor de maneira significativa. Por isso, o primeiro passo para obter o engajamento do consumidor é entender como seu produto ou serviço é importante para sua rotina.

  • Razão X emoção: entenda o que faz seu consumidor se engajar

Existem setores, como o varejista, em que a escolha da empresa pelo consumidor é feita por fatores racionais, como custo-benefício, reputação, segurança e vantagens em relação a concorrentes. Por outro lado, para conquistar o engajamento em setores em que o relacionamento é mais longo e exige maior confiança, como bancos e empresas de telecomunicações, fatores emocionais são essenciais – o cliente precisa sentir confiança pela marca.

  • Quanto mais canais e mais produtos, maior o engajamento

Existem, hoje, diversas maneiras de se comunicar com seu consumidor, seja em ambientes físicos, como em pontos de venda, ou ambientes virtuais, com websites, e-mails e telefone (SAC). De acordo com a pesquisa, a quantidade de canais e a frequência com que as empresas interagem com seus clientes refletem em seu engajamento.

  • Faça com que seu consumidor promova sua marca

O estudo aponta que mais da metade das pessoas que pretendem continuar se relacionando com as empresas escolhidas sempre recomendam a marca para outras pessoas. Essa promoção da empresa cria um ciclo, com a família e os amigos desempenhando um papel importante nessa dinâmica.

  • Busque engajar de forma inteligente

A dica mais importante, talvez, seja essa: não adianta seguir apenas um dos itens anteriores. Para conquistar efetivamente a fidelidade de seu consumidor, é essencial engajá-los de forma inteligente, traçando uma estratégia que passe por toda a jornada de engajamento. O primeiro passo é entender o momento vivido atualmente, em um ano cheio de desafios pela frente.

Foto: Reprodução