Como funcionam os novos totens de segurança do Centro de São Paulo?

Se você passou pelo Centro nesta semana, deve ter reparado nos totens que apareceram por lá. Trata-se de um novo equipamento de segurança que auxiliará na vigilância de três regiões centrais: Rua 25 de Março, Praça da República e Rua dos Protestantes, na região da Cracolândia. Com câmeras 360° e conexão com a Polícia Militar, eles têm como objetivo tentar reduzir a sensação de insegurança nessas áreas. Mas você sabe como os totens de segurança funcionam?

Como funcionam os totens de segurança no Centro?

Segundo o Governo de São Paulo, os novos totens buscam auxiliar na segurança e revitalização da região central de SP.

Além das câmeras de monitoramento, um botão de emergência permite à população acionar a polícia em caso de necessidade. E caso haja alguma atividade suspeita, o totem emite avisos luminosos e sonoros, chamando atenção para a situação e permitindo uma resposta mais rápida.

Além disso, o totem de segurança da Rua dos Protestantes, próximo à região da Cracolândia, indica abrigos próximos e locais de tratamento.

Os equipamentos estão em fase de teste. Em breve, frequentadores da região poderão opinar sobre os totens de segurança, auxiliando os órgãos públicos a entender se eles contribuem com a segurança local ou não. E então, caso a resposta seja favorável, a medida será instalada em novos locais da capital.