Oito startups brasileiras começam nesta terça-feira, dia 20, uma programação intensiva de seis semanas de treinamentos, workshops, visitas técnicas e encontros com investidores em Vancouver, na Colúmbia Britânica canadense. Elas foram selecionadas pela consultoria brasileira-canadense Dream2B e pela ClosedGapVentures para participar da primeira edição do LEAP International na aceleradora Launch Academy, o único programa de aceleração feito exclusivamente para empresas brasileiras no Canadá. A ideia é impulsionar os negócios das startups que querem se tornar globais a partir do Canadá, expandindo para América do Norte no curto prazo, com mentorias especializadas em diversas áreas e aproximação com contatos-chave.
“Além dos treinamentos, visitas técnicas e consultas individuais, as oito empresas terão a oportunidade de se relacionar diretamente com possíveis investidores e parceiros. Elas participarão do National Angel Capital Organization (NACO) Summit, que deve reunir mais de 400 investidores em três dias de evento, e da Vancouver Startup Week, um dos maiores encontros do setor”, diz Regina Noppe, co-fundadora e CEO da Dream2B, consultoria especializada em internacionalização e organizadora do programa. A Launch Academy, que receberá as participantes, já foi responsável pela aceleração de mais de 400 startups, levantando mais de US$ 800 milhões e gerando cerca de 800 empregos em todo o mundo.
O projeto LEAP International foi um dos resultados das missões comerciais Brazilian Silicon Valley North, realizadas nos últimos dois anos pela Dream2B. A iniciativa conta também com o apoio do Consulado do Brasil em Vancouver e do Ministério do Comércio Exterior da Província da Colúmbia Britânica. Para o embaixador Ernesto Otto Rubarth, cônsul geral do Brasil e Vancouver, as perspectivas são promissoras. “A área de tecnologia e inovação vem conhecendo um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Vancouver é um centro de produção tecnológica reconhecido em todo o mundo e sedia várias incubadoras, aceleradoras e espaços de co-working. Também o Brasil é berço de startups inovadoras, e as missões Silicon Valley North funcionaram como ponte entre esses dois mundos, gerando excelentes oportunidades de negócios”, afirma.
As empresas escolhidas para o programa passaram por uma seleção rigorosa feita pela Dream2B e CloseGap, com o apoio das aceleradoras ACE e Startup Farm, da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Todas as participantes do LEAP International têm os seus custos de viagem, incluindo transporte, acomodação e treinamentos, pagos por um fundo privado encabeçado pelo investidor-anjo Marco Poli.
As selecionadas:
- Qranio – aplicativo gratuito da área de educação
- Winker – plataforma de gerenciamento de condomínios
- Me Casei – site de organização de casamentos
- Topic Play – plataforma de livros-jogos e revistas-jogos
- Ciclano Host – plataforma de Streaming
- Trakto – software de design
- Dinneer – plataforma de jantares compartilhados
- Filho sem Fila – aplicativo que melhora a logística na saída das escolas
Por que o Canadá?
Além do roteiro do programa ser totalmente adaptado para as empresas brasileiras e o Canadá ser um reconhecido berço de inovação e tecnologia, a escolha do País pode ser uma opção estratégica interessante para abrir espaço no concorrido mercado norte-americano e, de lá, no resto do mundo. Vancouver, além de oferecer custos mais baixos de instalação, fica a poucas horas de São Francisco e do Vale do Silício, nos EUA, com fácil acesso terrestre e aéreo.
Deixe um comentário