A Prefeitura de São Paulo anunciou a retomada da gratuidade nos ônibus municipais para idosos entre 60 e 64 anos. A medida ocorre após uma decisão judicial considerar inconstitucional parte de uma lei aprovada na Câmara Municipal, em dezembro de 2019, que suspendeu o benefício na cidade. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) já assinou o novo decreto que determina o passe livre, que foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (15).
Os magistrados entenderam que a medida deveria ter sido discutida em um projeto de lei específico para o assunto e não da forma que ocorreu.
Retomada da gratuidade
Sendo assim, logo após saber da decisão judicial, a prefeitura informou que o benefício será retomado. Com o novo decreto assinado por Ricardo Nunes, a gratuidade já entra em vigor nesta quinta-feira.
No entanto, para obter o passe livre, basta o idoso apresentar nos coletivos um documento que comprove a identidade.
Metrô, CPTM e EMTU
Por enquanto, a gratuidade só vale para os ônibus municipais. No caso do Metrô, CPTM e EMTU, o governo estadual chegou a mandar para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto que previa o benefício para idosos de 60 a 64 anos em extrema situação de pobreza.
A aprovação ocorreu no último dia 30 de novembro, mas ainda aguarda sanção do governador Rodrigo Garcia (PSDB).