O Natal está chegando e com ele a época de presentear, mas parece que este ano, as compras não serão tão gordas. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os índices apontam uma queda de 5% em comparação ao Natal do ano passado, o que é negativo para os comerciantes, que esperam sempre mais desta época do ano.
Pensando nisso, o especialista em vendas, Leandro Branquinho, dá algumas dicas aos comerciantes, para que possam alavancar suas vendas, fisgar seus clientes e vencer a onda da crise, fazendo bom uso do feriado natalino de maneira inteligente e estratégica.
– Deixe a loja com clima natalino mais cedo. O simples fato de ter uma decoração boa de Natal já prepara as pessoas para o clima da troca de presentes.
– Adicionar os clientes nas redes sociais e utilizar os números para enviar felicitações de fim de ano, também é uma forma de fidelizar a clientela. Entregar sempre mais do que o esperado, como brindes e agrados, é outra técnica que funciona, para que o consumidor volte à loja com boas impressões.
– Sempre procure por novos serviços que possam auxiliar o cliente na hora da compra, como por exemplo, listas ou sugestões para presentes natalinos. O especialista ressalta que esse serviço – que é muito comum em casamentos. É um recurso pouco usado, mas muito eficiente e que traz bons resultados.
– O vendedor precisa estar próximo de seu público. Nesta época do ano, a movimentação de pessoas em lojas de varejo é enorme, e por isso fica difícil de conter o fluxo. É necessário que o funcionário descanse, se alimente e tome água, mesmo que seja um dia corrido. Só assim ele estará apto para lidar com os clientes.
Foto: Reprodução
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