Constantemente somos bombardeados pelo nosso próprio inconsciente com informações que podem soar tóxicas para nós mesmos e para outras pessoas. Podemos dizer que essas informações são transmitidas por nossos sabotadores internos. Todas as formas de aflição que sentimos podem ser transmitida por eles: ansiedade, stress, raiva etc.
Para tentar afastá-los quando eles chegam, é essencial conhecê-los. O pior deles é o crítico, que nos leva ao julgamento. É por conta dele que colocamos defeitos e julgamos a nós mesmos, outras pessoas, condições e circunstâncias que vivemos com tanta frequência. Esse sabotador nos engana ao se colocar como a voz da razão.
No entanto, esse arquétipo está sempre acompanhado de mais alguns, como o insistente, que prega a necessidade de perfeição e drena a sua energia e de todos ao seu redor. Há também o prestativo, que nos força a agradar e elogiar pessoas sempre que pensa ser necessário. Esse sabotador faz com que você deixe de lado as suas prioridades e pior, torna os outros dependentes de você.
Existem muitos outros: o controlador, o hipervigilante, o inquieto, a vítima, o racional e o esquivo. É essencial perceber a presença deles e trabalhar o psicológico para que eles não se tornem empecilhos no desenvolvimento dos seus objetivos.
As pessoas costumam dizer que o nosso maior inimigo é nossa própria mente e isso é verdade. Isso porque ela esconde personagens que ativamente sabotam a nossa felicidade e consequentemente o nosso sucesso.
Atualmente, centenas de estudos comprovam que uma inteligência positiva elevada resulta em maior felicidade. É algo que impacta no nosso desempenho e, por conta disso, traz muito mais sucesso. Ao desenvolver a inteligência positiva, e tornar a mente nossa maior amiga, é mais simples transformar problemas em oportunidades.
Saiba quais são os passos para desenvolver a sua inteligência positiva:
Meça o seu QP (Quociente de Inteligência Positiva) – Ao alcançar 75% ou mais significa que você já passou do ponto da virada, ou seja, que mais de 75% do seu tempo a sua mente não está te sabotando, não deixando as dinâmicas internas levarem sua consciência para um lado ruim. É possível fazer esse teste no link: www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/
Identifique os seus sabotadores – O segundo teste do link acima tem como objetivo descobrir quais são os seus principais sabotadores.
Enfraqueça os seus sabotadores – reconheça os padrões de comportamento que te incomodam e que podem ser prejudiciais, nomei-os e aprenda a reconhecer a presença deles. Ao colocar uma luz sobre esses problemas, fica mais fácil evitá-los.
Fortaleça o seu sábio – Esse é o momento de aceitar o fato ao invés de negar, rejeitar ou se ressentir com ele. Acreditar que de fato você está diante de uma oportunidade, uma dádiva e não um problema. É preciso ter compaixão e tentar entender a si mesmo e aos outros para conseguir solucionar desafios.
Fortaleça o seu cérebro Positivo. Uma das técnicas mais simples é contar até 10. Ao fazer isso é possível segurar impulsos irracionais e ao invés de correr, paralisar ou contra-atacar, deixando o pensamento se dissipar para agir com mais consciência, dando oportunidade para um melhor comportamento.
Esses cinco passos são um ótimo começo para ativar a inteligência positiva.
Por Bia Nóbrega