Quem não está livre de passar por problemas com alguma companhia aérea, ainda mais quem está constantemente em ponte aérea? E mais… e se isso estiver relacionado às férias, quando a expectativa de chegar ao destino é ainda maior?
Sobre o assunto, o advogado João Freitas, do escritório João Freitas Advogados Associados, traz uma situação bastante embaraçosa sobre o tema. Leia como isso pode ser solucionado.
Meu marido, eu e nossos filhos, planejamos nossas férias no Caribe. As passagens foram compradas com conexão no Rio de Janeiro. Ao chegarmos no referido aeroporto, nossa viagem atrasou mais de 5 horas para prosseguir. Ficamos sem qualquer auxílio, informação e atenção que merecíamos naquele momento. Achamos um descaso, ainda mais porque minha filha estava grávida e não passou bem! Tentamos recorrer ao balcão da cia aérea relatando os fatos, mas nada foi feito. Gostaria de saber quais são os nossos direitos durante uma situação de espera e o que podemos fazer após todo esse transtorno?
Realmente sua situação foi lamentável, e ainda, custa acreditar que atualmente uma cia aérea possa tratar seus passageiros e clientes desta forma. Enquanto esperavam alguma posição, a cia aérea deveria providenciar toda a assistência material a vocês, tentando reduzir todos os problemas, naquele momento, causados. A atitude correta, inicialmente, seria comunicar os passageiros sobre o atraso e o motivo, bem como, quais providências seriam tomadas para solucionar o problema, além de mantê-los informados, a cada 30 minutos, sobre a previsão de partida do voo atrasado.
Segundo sua informação, a espera foi de 5 horas, portanto, a cia aérea deveria ter disponibilizado Internet, ligações por telefone, lanche, bebida, acomodação num hotel ou pousada e transporte. Caso o atraso fosse de 1 hora, a empresa aérea deveria providenciar ao seu passageiro: internet e ligações por telefone e, se o atraso fosse de 2 horas, a empresa aérea deveria providenciar ao seu passageiro: Internet, ligações por telefone, lanche e bebida.
Por fim, sugiro que procure um advogado e requeira no Juizado Especial Cível da sua cidade, uma indenização por danos morais e materiais, principalmente porque vocês estavam com uma passageira grávida que, inclusive, não passou bem. Portanto, todo o sofrimento gerado deverá ser reparado financeiramente, para que na próxima, a empresa aérea pense duas vezes antes de cometer o mesmo erro e desprezo.