Geralmente, o máximo que você precisa aprender a mexer na sua rede Wi-Fi é a troca de senhas nas configurações do roteador. Mas saiba que existem muitas coisas para evitar que a conexão fique lenta, que o sinal não chegue aos cômodos da sua casa ou que objetos causem interferência em sua rede!
1 – Atualize seu roteador
É extremamente importante mudar a senha de administração de seu roteador e deixá-lo atualizado. A medida não apenas deixa sua rede mais segura, como muitas vezes resolve problemas de conflitos no processo de espalhar o sinal Wi-Fi em sua casa.
2 – Deixe seu roteador no meio da casa
Ainda lidando com roteadores: se sua casa é grande, o melhor a fazer é deixar o aparelho o mais perto possível do meio do ambiente. Existe uma segunda regra: quanto mais alto, melhor. Se a casa tem dois andares, dê preferência aos andares de cima para colocar o roteador.
3 – Mude a frequência do seu sinal
Se você aprendeu a atualizar o seu roteador, mudar a faixa de sinal não será o maior dos problemas. A maioria dos roteadores espalha o sinal na frequência 2.4GHz. O problema é que vários outros aparelhos também.
Praticamente todos os seus dispositivos bluetooth fazem o mesmo, assim como os roteadores dos seus vizinhos, microondas e por aí vai. Esse monte de sinal na mesma frequência causa interferências que influenciam na potência do sinal do seu roteador.
4 – Interferências físicas podem ser um problema
Um monte de coisas pode interferir no sinal Wi-Fi da sua casa. É impossível se livrar de todas elas, mas o que você conseguir pode ajudar bastante.
Aquários, portas, metais, espelhos e vidro são alguns dos principais. Obviamente sua casa não é um campo de piquenique para não ter nada disso. Se você puder colocar o roteador num quarto sem muitos desses itens, o sinal de Wi-Fi ficará melhor.
5 – Invista num roteador novo
Uma verdade meio chata é que os roteadores Wi-Fi que as operadoras fornecem, muitas vezes, são insuficientes para casas maiores que um cubículo. Se você tomou as medidas acima e não resolveu NADA, o problema pode ser esse.
Compre um roteador novo de uma marca que você confia, de preferência com antenas, para o sinal ser melhor espalhado na sua casa.
6 – Talvez um repetidor resolva
Ainda não viu grandes melhorias? Talvez sua casa seja grande demais e seja necessário um repetidor de sinal para resolver o problema. Eles são simples de usar, geralmente basta conectar na tomada.
7 – Segurança é primordial
A chance não é tão grande, mas é possível que outras pessoas estejam utilizando sua rede. Por isso, capriche na segurança, com criptografia WPA2, e senhas fortes.
Existe também vários apps que dão suporte intermediário para administrar melhor sua rede Wi-Fi. O Wifi Analyzer verifica a intensidade do sinal da sua casa, e é útil por mostrar, por exemplo, possíveis problemas de distribuição wireless do ambiente.
Fonte: R7