PUBLICIDADE

são paulo

Sabia que é perfeitamente possível ver daqui da Terra a Estação Espacial Internacional, mesmo ela estando a uma altitude de aproximadamente 360 km? E para isso não é preciso telescópio nem binóculos. Basta olhar para o céu na direção e no horário exato.

Na madrugada dos próximos quatro dias, os moradores de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Cuiabá terão a oportunidade de vê-la –desde que se animem a acordar bem cedo.

A previsão da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), é que a visão seja favorável, por exemplo, para os paulistanos às 4h50 da madrugada do dia 2. Depois às 4h do dia 3, às 4h43 do dia 4 e às 3h53 do dia 5.

No entanto, as passagens são muito rápidas –a mais longa delas durará apenas 4 minutos.

Aqui da Terra, como descreve o físico Dulcidio Braz Jr., a Estação Espacial aparece como uma das estrelas mais brilhantes do céu, com a diferença que se move rapidamente. Por causa do movimento, ela pode ser confundida com um Ovni.

“Até porque a velocidade real da nave é de aproximadamente 27.000 km/h. Muito mais rápido que um avião, que podem alcançar cerca de 900 km/h”, afirma ele, que também é autor do blog “Física na Veia”.

A velocidade da ISS faz ela dar uma volta na Terra em aproximadamente 90 minutos. “É isso que permite os tripulantes da nave a verem o Sol nascer e se pôr de 15 a 16 vezes por dia”, diz Braz Jr.. Portanto, a nave passa por você várias vezes no dia sem que você perceba, mas a sua visibilidade depende exclusivamente das condições de iluminação. Ou seja, quando essa passagem acontece entre o entardecer e o amanhecer.

Como vê-la em minha cidade?

Se você quer descobrir quando a estação vai estar visível em sua cidade, há diversos aplicativos, como o ISS Finder e o ISS Spotter, que fazem o cálculo por você. É possível ainda recorrer à NASA, que disponibiliza um serviço gratuito e bastante intuitivo (mesmo para quem não domina o inglês) chamado de Spot The Station.

Ao acessar a página oficial do serviço, no campo “Explore and Find Sighting Opportunities” (Explore e Encontre Oportunidades de Observação), digite o nome de sua cidade. Caso não a encontre, opte por uma outra cidade próxima a você. Na sequência, clique nos círculos amarelos e, por fim, no botão em azul. Aparecerá a opção “View Sighting Opportunities”, que vai listar as passagens da estação na localidade escolhida com base na data e no horário do sistema operacional do seu computador.

O serviço também informa o tempo em que a nave vai ficar visível, a sua altura máxima e as coordenadas geográficas de onde ela vai aparecer (appears) e desaparecer (disappers) –para facilitar para que lugar do céu olhar. (N= Norte; S = Sul; E = Leste; W = Oeste).

Segundo Braz Jr., quanto mais alta a ISS passar no céu melhor e mais longa será a vista. “Uma visibilidade que, geralmente, não passa de seis minutos”, aponta ele, que alerta que a visão da nave também está atrelada as condições do tempo –em dias nublados, por exemplo, fica difícil de vê-la– e poluição atmosférica e luminosa.

É possível ainda clicar no botão “Sign Up for alerts now” (localizado embaixo da localização) para cadastrar um email e receber alertas de quando a Estação Espacial Internacional estiver próxima a estar visível em sua cidade. Agora é só se programar para viver essa experiência!

 

Foto: Reprodução

Fonte: UOL