A tendência de fazer compras online, que ganhou força durante a pandemia e se tornou parte integrante da vida dos brasileiros de forma definitiva, continua evoluindo. De acordo com a pesquisa inédita “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.
Com os adeptos ao e-commerce aumentando, a perspectiva é de que o setor encerre 2023 movimentando cerca de R$ 186 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para 58% dos participantes da pesquisa, o consumo online ajuda a conseguir preços mais baixos em comparação às lojas físicas. 57% citam a praticidade de comprar sem sair de casa como seu ponto favorito do e-commerce e 56% comentam sobre as promoções que só existem online.
Na hora de comprar, os brasileiros também têm suas preferências. 63% dos entrevistados preferem fazer compras em lojas virtuais, enquanto 60% são adeptos a consumir em marketplaces e 49% preferem aplicativos da própria marca.
Na visão dos especialistas, 2024 também será um ano de crescimento. 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento.
O levantamento foi realizado em maio de 2023 com 2 mil participantes com mais de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais.