PUBLICIDADE

1.0 - RADAR3.0 - NEG√ďCIOS

4 coisas para fazer agora mesmo e ser um líder mais produtivo

Em tempos de concorr√™ncia acirrada a avalia√ß√£o de resultados com metas cada vez agressivas, torna-se urgente a necessidade de otimizar tempo. Como j√° diz a c√©lebre frase ‚Äď ‚ÄúTempo √© Dinheiro‚ÄĚ. E de fato, vivemos momentos onde a tecnologia acelerou a execu√ß√£o de tarefas. Mensagens que demoravam dias para chegar ao destinat√°rio chegam hoje em quest√£o de minutos. Sem d√ļvida, acabamos trabalhando mais que antigamente.

E para não se perder nesse mar de trabalho, é essencial que você seja produtivo e evite perdas de tempo. O empresário Egton Pajaro sugere 4 coisas que você pode fazer agora e vão melhorar o seu dia e torná-lo mais produtivo. Confira:

  1. Estabeleça metas e como atingir o seu objetivo

Pode parecer lugar comum, mas voc√™ s√≥ vai conseguir atingir o seu objetivo se souber aonde quer chegar. Fa√ßa um paralelo com o seu trajeto di√°rio, de casa para o escrit√≥rio. Voc√™ est√° em um ponto e quer chegar a outro. Qual a melhor forma para chegar at√© o outro ponto? De carro, de taxi, a p√©, de metr√ī, de bicicleta, ou utilizando um app de transporte?

Viu como existem diversas op√ß√Ķes? Agora √© a hora de definir os par√Ęmetros. Algumas modalidades podem ser mais r√°pidas e caras, outras mais lentas e baratas. Existe um meio termo? Qual ser√° o melhor m√©todo? E em dias de chuva? Ser√° que o meio ser√° o de sempre? E se eu fizer uma varia√ß√£o dos meios de acordo com os dias da semana?

De fato, existem muitas vari√°veis que precisam ser levadas em considera√ß√£o. Definir esse ‚Äúmeio de transporte‚ÄĚ vai ajudar voc√™ a cumprir suas metas. Coloque as situa√ß√Ķes sobre a mesa, escolha a mais adequada, pode ser inclusive a combina√ß√£o gerada por mais de uma op√ß√£o, e siga rumo ao seu objetivo final. A escolha do caminho e do meio vai evitar desvios no percurso e manter voc√™ focado.

  1. Foco é importante. Mas, flexibilidade também

Você é daqueles que chegam ao escritório e já sabe exatamente o que irá fazer naquele dia? Então você já tem meio caminho andado para ser um líder produtivo. Foco e organização caminham de mãos dadas.

Tente resolver pequenas tarefas assim que você chegar e deixe as mais longas para o decorrer do dia. Assim você consegue se concentrar e evitar pausas durante a execução da tarefa maior.

Esse modelo de trabalho é interessante, mas você não precisa ser inflexível a ponto de ignorar outras tarefas menores, como um telefonema ou e-mail que chega.

  1. Seja transparente na comunicação

Voc√™ lida diariamente com seus colaboradores e precisa que eles executem tarefas ao longo do dia para que a empresa caminhe. √Č imprescind√≠vel que a comunica√ß√£o com eles seja absolutamente clara e transparente.

Erros na comunicação podem fazer com que os colaboradores não sigam à risca a tarefa e desviem do objetivo. Já pensou no retrabalho, na perda de tempo e no desgaste que você terá com esse funcionário? O acompanhamento e a supervisão deverão ser refeitos. E você, que é o líder, vai precisar de mais tempo para isso.

Para a comunicação com os seus colaboradores funcionar, é importante manter um canal aberto e dialogar o tempo todo. Dessa forma, você pode inclusive detectar falhas no caminho e corrigir o curso das tarefas a tempo.

Estimule o desenvolvimento de compet√™ncias complementares dentro do time com foco na capacidade anal√≠tica e critica, n√£o consuma a aten√ß√£o e energia com atividades mec√Ęnicas pass√≠veis de automa√ß√£o – ‚Äúsubstitu√≠a m√ļsculos por neur√īnios‚ÄĚ.

  1. Seja resiliente

A resiliência é uma palavra que eclodiu recentemente no meio corporativo. Trata-se da capacidade de lidar com um problema, ser adaptável as mudanças e superar obstáculos com persistência e criatividade.

Em um mundo onde a velocidade tecnol√≥gica desafia os padr√Ķes tradicionais a todo instante, a resili√™ncia √© important√≠ssima. Fa√ßa reavalia√ß√Ķes peri√≥dicas do seu modelo, questione novos formatos e alternativas. Converse com seus s√≥cios e outros empres√°rios para ter um term√īmetro de como andam outras companhias do seu setor.

Pense que você não pode gastar mais energias em um modelo obsoleto que tende a ser descontinuado.

Por isso, é preciso identificar mudanças de rumo e focar no que é realmente importante.

 

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE